CCLI Consultoria Linguística Menu
Como o nosso propósito nos ajudou a chegar até aqui?

Como o nosso propósito nos ajudou a chegar até aqui?

Por: Daniel Rodrigues

Nunca foi tão importante ter resiliência e capacidade de se adaptar como em tempos atuais. Desde o início da pandemia, a maioria de nós foi forçada a se adaptar à vida em isolamento e a conciliar vida familiar e profissional em um mesmo ambiente. Essas mudanças todas tiveram com certeza um impacto muito grande em todos os planos, tanto pessoais quanto profissionais. Como planejar em meio a tantas incertezas? Como seguir em frente em um cenário tão conturbado?

Como costumo dizer para minha equipe, quando o cenário externo fica totalmente imprevisível e turbulento, a melhor saída para mantermos o foco e seguirmos em frente com segurança é fortalecermos nosso cenário interno! É algo que podemos aplicar em nível de corporação envolvendo todos na empresa, mas também em nível individual pensando em cada um de nós e na nossa força interior. E quando falamos de olhar para dentro, estamos falando da nossa essência, do propósito que nos move e que nos faz superar as adversidades em busca da realização da nossa missão!

Sei que parece sempre muito bonito na teoria e pouco comum na prática, mas o que posso garantir pela minha própria experiência pessoal e pela experiência da própria CCLi Consultoria Linguística durante este período é que vale a pena para a liderança fazer o esforço de se aperfeiçoar e conseguir liderar pelo propósito com base nos valores da empresa e na sua missão. Não é algo fácil, mas é a única forma de realmente atingirmos resultado de forma consistente com engajamento da equipe e com sensação de satisfação e felicidade pelos resultados alcançados. Não é apenas a meta pela meta, mas é sim atingir a meta para conseguir a partir disso cumprir nosso propósito de vida: no nosso caso, ajudar nossos clientes a atingirem seus resultados nos seus projetos de idiomas conosco.

E de novo reforço que o mesmo princípio pode ser adequado à autoliderança para direcionar suas ações e suas tarefas para se alinharem à realização da sua missão pessoal de vida. Não há nada mais potente para nenhum ser humano do que sentir que seus esforços são realizados para cumprir sua missão e para aproximá-lo dos seus sonhos. Por isso que desde o que batizamos como nosso “Renascimento”, passamos a reforçar muito em nossa cultura esse desdobramento do que fazemos internamente para nosso trabalho com nossos clientes, pois tudo só fará sentido se conseguirmos ajudar nossos clientes a superarem suas próprias dificuldades do processo de aprendizagem de línguas por meio do nosso trabalho de consultoria linguística.

Neste período de crise, nossa liderança por propósito baseada em nossos valores e nossa missão tornou simples saber o que deveríamos fazer apesar de todas as incertezas. Quando digo simples, não quero dizer que seja fácil ou espontâneo e natural. Mas que é simples por sabermos o que temos que fazer. E por sabermos o que tínhamos que fazer desde o início é que fomos capazes de nos mobilizarmos para enfrentar com muita resiliência todos os desafios que se impuseram com o início da pandemia: aprender a trabalhar em home office, manter a equipe unida e engajada apesar de fisicamente distantes, garantir o sucesso dos clientes que também tiveram suas vidas mudadas repentinamente e sem escolha. Enfim, uma série de barreiras que poderiam com certeza terem se tornado intransponíveis caso nosso propósito de ajudar nossos clientes a atingir seus resultados apesar de toda e qualquer circunstância não estivesse vivo dentro de cada um de nós.

Felizmente, a CCLi hoje se dedica a estruturar um novo formato híbrido de trabalho já que tanto a equipe quanto grande parte dos clientes conseguem já perceber inúmeras vantagens no novo modelo de entrega de serviço por videoconferência. Como sempre foi uma empresa inovadora, a consultoria linguística por videoconferência não era uma novidade para nós e não precisamos apenas nos adaptar ao meio por conta da pandemia. Esta modalidade já era muito bem estruturada com processos claros, equipes treinadas e especializadas na metodologia, materiais em nuvem e muitos resultados já atingidos com inúmeros clientes. Nosso foco de expansão da carteira de clientes também já tinha a modalidade por videoconferência como foco desde 2019 e chegamos a ganhar o Prêmio Nacional de Inovação por conta disso, inclusive. Portanto, mais uma vez nosso foco em conseguir garantir nossa missão nesta modalidade é que nos passado nos ajudou a construir uma vantagem competitiva enorme para os dias atuais.

Caso você esteja tendo dificuldade em lidar com toda essa situação que estamos vivendo, o primeiro passo é entender que realmente não é fácil. É realmente muito difícil conseguir ter força e energia para se adaptar e superar as adversidades trazidas por todas essas mudanças. E depois de ter essa consciência de que apesar de não ser fácil, é possível escolhermos superarmos as dificuldades e inovarmos é que entra a força do propósito. A clareza de propósito ajudará a direcionar melhor os esforços e prover as soluções mais adequadas para fazer com que consiga aproveitar positivamente esse momento de transição e de mudanças.

Ao chegarmos nos nossos 17 anos de existência sobrevivendo a uma pandemia inédita que tem fechado inúmeros negócios, percebo com clareza que a força do nosso propósito tem para nos mantermos focados e com energia para alcançarmos nossos objetivos e ajudarmos nossos clientes em seus resultados com seus projetos de idiomas. Ao longo de tantos anos, é claro que não é a primeira crise. Mas com certeza uma das mais desafiadoras. Mas como todas as anteriores, estamos superando com base em nossos valores e na nossa missão e temos conseguido indicadores de desempenho muito acima das médias históricas para o mesmo período na operação.

Nossa cultura inovadora alicerçada em uma gestão de pessoas de proximidade e confiança nos presenteia hoje com muitas vitórias. Nesses últimos meses criamos os clubes de conversação online, lançamos nossa universidade corporativa, relançamos o programa Conecta e o programa Timoneiros, criamos novos intensivos, incluímos novas tecnologias no processo de aprendizagem e nos conectamos como nunca antes com toda a equipe e clientes.

É algo que talvez não acreditássemos que pudesse ser possível em meio a tantas incertezas. Mas como foi possível? Na minha visão, a resposta é simples: pelo foco no nosso propósito desde o início, pela decisão de focar o interno e mover toda energia possível para a melhoria do nosso ambiente interno. Era a única escolha que poderia estar sob nosso controle! Por isso, recomendo que sempre que tenha um desafio a enfrentar na sua vida que sempre coloque o porquê acima de tudo para que seu propósito guie suas escolhas. Suas chances de sucesso não estarão garantidas, mas aumentam consideravelmente. E havendo esse alinhamento de propósito, mesmo que fracasse, terá a aprendizagem como bônus e terá forças para tentar novamente. E caso um dia entre para seus desafios aprender um novo idioma, tenha certeza de que poderá contar sempre conosco.

Brindamos nossos 17 anos com muita felicidade e alegria em termos chegado até aqui! Torcendo para que muitos e muitos anos venham pela frente para cumprirmos com amor a cada dia nosso propósito de existir.