CCLI Consultoria Linguística Menu
Dicas de estudo para 2020: aprenda um novo idioma!

Dicas de estudo para 2020: aprenda um novo idioma!

O ano novo está chegando e, como de costume, muitos de nós fazemos inúmeras promessas. Promessas que, se cumpridas, podem nos trazer benefícios que o ano anterior não trouxe.

E que tal, desta vez, fazer uma promessa que pode trazer oportunidades reais para o seu futuro?

Aprenda um novo idioma nesse novo ano! Veja aqui algumas dicas de estudo para 2020 e como se organizar para isso tendo uma eficaz gestão do seu tempo. Seus estudos organizados sem esforço. Confira!

Benefícios que um novo idioma pode trazer para seu 2020

Muitas vezes, no dia 31, listamos algumas coisas que gostaríamos de realizar no ano seguinte.

Comprar um carro, aprender a cozinhar, viajar para determinado local, começar um relacionamento… Diversos sonhos que nos ajudam a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Mas, alguma vez, já pensou em listar algo que pode mudar sua vida profissional e pessoal? 

Aprender um novo idioma te proporciona inúmeras oportunidades no mercado e na vida! 

Independente de seu objetivo; seja ele viajar, conquistar um novo emprego, ou até mesmo um novo cargo, para todos eles existem vantagens ao mergulhar em uma nova língua. 

Afinal, além de conquistar independência comunicativa, abrem-se portas no mercado de trabalho, em empresas que estão investindo em profissionais que vão além de sua língua atual. 

Portanto, se você deseja entrar nessa jornada, veja a seguir algumas dicas de estudo para 2020, para você aprender um novo idioma!

Dicas de estudo para 2020

  • Aprenda os cognatos: eles serão seus amigos em qualquer idioma que deseja aprender! Como você deve saber, os cognatos são palavras iguais ou muito parecidas em mais de um idioma. Como, por exemplo, Banana, que é igual nos idiomas português e inglês.
  • Interaja com falantes do idioma: para aprender, nada melhor que praticar! Se puder, viaje para o local em que é falado o idioma; mas, caso não dê, hoje em dia existem plataformas onde é possível fazer videochamadas com pessoas de outros países para realizar a conversação e praticar a teoria!
  • Aposte em mnemônicos: você sabe o que são mnemônicos? É uma técnica de memorização usada por competidores que consiste em associar determinada palavra à uma situação/história engraçada, estúpida ou completamente exagerada. Essa técnica é utilizada há décadas por especialistas em aprendizagem, pois funciona de maneira efetiva. Pratique!
  • Busque referências e boas fontes para estudo: 

Youtube: Ask Jackie e o SmallAdvantages, em ambos há muito conteúdo prático de conversação para o dia-a-dia, dicas, conteúdo gramatical e até curiosidades sobre a cultura americana;

Exercícios práticos: https://www.newsinlevels.com/ , https://www.oxfordonlineenglish.com 

Artigo com dicas: https://www.fluentu.com/blog/english/learn-english-esl-youtube/  

  • Abrace os erros: não deixe os erros te intimidarem e muito menos te fazerem desistir de aprender. Errar faz parte do processo de aprendizagem e vai acontecer inúmeras vezes, que bom! Isso deve servir para correção e processo de progresso. Então, quando errar, corrija mas jamais desanime.   
  • Tenha disciplina: independente da forma que deseja aprender, é preciso separar, diariamente, um tempo para exercícios. Para isso, é preciso disciplina! Ao estabelecer uma rotina de estudos fixa, você irá aprender da forma mais produtiva.
  • Busque auxílio profissional: mesmo que você tente aprender um idioma sozinho, nunca será com a mesma qualidade do que com auxílio de um profissional. Ele irá te ajudar a traçar um caminho de aprendizado que faça sentido para seu objetivo, além de ser especialista no idioma. 

Falta de tempo? 

Usando o exemplo da língua inglesa, de acordo com uma pesquisa feita pela British Council, 72% das pessoas alegaram não estarem fazendo um curso de inglês por não terem tempo.¹ 

Mas, atualmente, falta de tempo não é mais empecilho, pois a internet mudou a forma de ensinar e aprender. 

Por isso, não é mais necessário se basear apenas em livros, pois estar online torna possível o acesso a praticamente toda as informações! 

Uma das facilidades oferecidas por esse meio é a de estudar em casa pelo computador ou celular, o que é uma grande vantagem para quem tem uma vida muito atarefada ou se dá melhor com o aprendizado online.

E então, quer ajuda para aprender um novo idioma em 2020?

¹https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf (página 25)

A CCLi te ajuda a cumprir sua meta para o novo ano! 

Nós queremos te apoiar nessa nova jornada! 

Por isso, trabalhamos com encontros por videoconferência e profissionais extremamente qualificados. 

Além disso, desenvolvemos um projeto específico para você, voltado para seu objetivo em aprender a língua e focado em superar suas dúvidas e dificuldades! 

Portanto, se você preza pelo contato humano, nossos encontros online têm a mesma qualidade de um presencial e uma ótima plataforma de ensino, criada com exclusividade para desenvolvermos a consultoria linguística.

Quer saber mais sobre como começar o novo ano aprendendo um novo idioma? Fale com a gente!

Por Beatriz Paradela