CCLI Consultoria Linguística Menu
Idioma do futuro: qual a melhor idade para ingressar no aprendizado do inglês?

Idioma do futuro: qual a melhor idade para ingressar no aprendizado do inglês?

Você já parou pra pensar qual é o idioma do futuro? A língua franca do momento é o inglês, é ela que conecta o planeta. Seja no mundo dos negócios, da ciência, internet, em todo lugar e todas as áreas. Porém, muitas pessoas têm a mesma dúvida: qual a melhor idade para ingressar no aprendizado? Continue lendo e saiba mais sobre o idioma do futuro e qual a melhor idade para aprendê-lo.

Porque o inglês é o idioma do futuro 

Você sabia que quem fala inglês consegue se comunicar com pessoas de seis continentes? Mais de um bilhão de pessoas do mundo falam inglês! 

A língua é falada em mais de 50 países como língua oficial e é a mais ensinada no mundo até hoje, servindo de ponte para comunicação de estrangeiros com nativos em diversos países.

Além disso, é usada como idioma global por organizações internacionais como as Nações Unidas e a União Europeia que a tornaram língua oficial de trabalho. 

Uma vez que muitos países falam a língua, ainda que não seja a oficial.

O inglês também reina no mundo online, nos videogames, na programação, no mundo científico, em tudo! 

Por esse motivo, a língua inglesa é considerada o idioma do futuro, mesmo já sendo a língua do presente. 

Mas existe uma dúvida que muitas pessoas têm: existe idade certa para ingressar nesse aprendizado? 

Qual a melhor idade para aprender o idioma do futuro

Não há idade padrão para aprender inglês! Mas cada idade possui uma condição de aprendizagem diferente. 

As crianças, por exemplo, podem ter mais tempo de estudos, são mais receptivas com novidades e, raramente, possuem barreiras emocionais e crenças limitantes. 

Além disso, as crianças, no início do desenvolvimento cognitivo, têm filtros menos desenvolvidos e hábitos pouco enraizados, o que possibilita e facilita a expansão de sua capacidade fonológica, adquirindo fonemas de línguas estrangeiras com as quais têm contato.

Por esse motivo, para elas, o aprendizado seja mais fácil e rápido.

Afinal, todos nós nascemos com um dom natural para línguas, sabia? 

Segundo uma pesquisa publicada na BBC, quando bebês, conseguimos ouvir todos os 600 sons de consoantes e 200 de vogais que compõem as línguas do mundo. 

Pensando nisso, quanto mais cedo as crianças puderem ser expostas a línguas estrangeiras, maior será seu repertório para o reconhecimento de sons das línguas.

Cabe aos pais o empenho de colocá-las em contato com o idioma desejado o quanto antes.

Tendo em vista que o aprendizado de línguas vai além disso e toda idade é capaz de aprender. 

Um adulto pode aprender tanto quanto uma criança! Com muito empenho pessoal e auxílio de um profissional no idioma, nunca é tarde para aprender o idioma do futuro! 

Mas, se você é pai ou mãe, não perca a oportunidade de preparar seu filho para o idioma do presente e do futuro desde já.

Como incentivar as crianças a aprender inglês

Imersão na língua inglesa. Atualmente, o dia-a-dia das crianças é recheado de tecnologia, videogames, música, desenhos, computadores e smartphones.

Faça disso uma vantagem que pode viabilizar o aprendizado do seu filho(a)! 

Coloque a criança para ter contato com conteúdos em inglês, apropriados para a idade dela. Desde desenhos, músicas, jogos, tudo que pode incentivar a repetição e que facilite a compreensão de sentido do que está sendo cantado ou falado.

Hoje em dia, com a propagação dos serviços de streaming, que são mais acessíveis, ficou ainda mais fácil de encontrar opções de filmes, séries e desenhos na língua inglesa. 

Outro ponto são os personagens que as crianças gostam, eles são, em sua grande maioria, internacionais, uma forma unir os interesses. 

Algo a mais para ser considerado é mostrar que o mundo não tem barreiras e que ela pode se comunicar com pessoas de outros países e fazer novos amigos. 

As imigrações comprovam isso. Elas são uma realidade em nosso país. Além, é claro, da abertura que temos pelo mundo online.

Portanto, há várias formas de inserir a criança em um ambiente bilíngue desde cedo. 

Apoie seus filhos na aprendizagem do inglês! 

Se você deseja começar hoje e não sabe como, visite o site da Pingu’s English, escola especializada no desenvolvimento do inglês infantil, que está revolucionando o ensino da língua inglesa direcionado para crianças de 3 a 6 anos.

Incentive seus filhos a fazerem curso de inglês e aprenderem o idioma do futuro!

Por Beatriz Paradela