CCLI Consultoria Linguística Menu
Inglês – O idioma do Presente

Inglês – O idioma do Presente

Todos sabemos que a língua inglesa deixou de ser há muito tempo o idioma do futuro e já é de fato o idioma do presente. De acordo com o Internet World Stats, o inglês é a língua mais usada na internet para comunicação global, o que gerou políticas públicas de vários países de incluírem o sistema bilíngue em suas escolas para que sua população possa desenvolver as habilidades necessárias para ser um cidadão global desde criança.

A expectativa é que no futuro várias nações sejam bilíngues, adotando a língua inglesa como língua estrangeira corrente em discussões globais.

Mas o problema do presente que enfrentamos hoje no mercado de trabalho brasileiro é que menos de 5% dos profissionais conseguem falar inglês com fluência. Essa lacuna na formação dos nossos profissionais acaba trazendo grandes desvantagens do ponto de vista de competitividade internacional do nosso país.

E, num mundo cada vez mais globalizado, esse é um problema que se torna cada vez mais crítico à medida que centros de inovação são criados para reunir pesquisadores de várias partes do mundo e que empresas internacionais escolhem um país base para desenvolver sua expansão em determinadas regiões do globo.

Isso acaba gerando um impacto grande no mercado de trabalho, que passa por grandes transformações, havendo forças de trabalho dispersas em diferentes partes do mundo. Assim, muitas empresas passam determinadas funções para outros países em que a fluência na língua inglesa não seja tão crítica e que se encontre profissionais capacitados disponíveis no mercado.

O cenário da educação no Brasil

Parte deste problema tem a ver com a péssima qualidade do ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. A grande maioria dos brasileiros passa pelo menos 7 anos estudando uma língua sem que a aprendam. E, consequentemente, temos uma certa aversão à língua ou uma crença de que ela é extremamente difícil. O que faz com que a grande maioria dos profissionais postergue o desafio de se tornar fluente em inglês.

Além disso, muitos dos que tomam coragem para superar suas barreiras e procuram uma escola de inglês acabam recebendo um curso centrado no material didático, com os temas e conteúdos que muitas vezes não refletem o que precisam para seu dia-a-dia profissional e acompanhados de outros alunos nas turmas que muitas vezes ainda nem começaram sua carreira profissional. Isso tudo apenas reforça as dificuldades e faz com que a maioria dos alunos desistam do curso antes de completarem o ciclo, reforçando o problema da falta de profissionais fluentes no mercado.

Uma possível solução

Uma forma de poder ajudar os profissionais a conseguirem superar suas dificuldades com relação à língua e progredir de fato para se tornarem fluentes em inglês seria termos programas de ensino focados no público profissional, considerando seu perfil e seus interesses, e, assim, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente para que possa de fato se engajar e aprender.

É isso que fazemos ao prestar um serviço de consultoria linguística.

Nosso grande diferencial é seguirmos o passo-a-passo de uma consultoria para garantir que o foco seja verdadeiramente no resultado almejado pelo cliente e não no processo pedagógico em si com foco no material didático como fazem as escolas de idiomas convencionais. 

A metodologia que se adapta a você

A consultoria linguística começa por um diagnóstico completo para fazer o levantamento das necessidades e do perfil do cliente.

Por meio desse diagnóstico, é possível entender o estilo cognitivo, o uso das estratégias de aprendizagem de idiomas, o estilo motivacional e também definir o resultado necessário com relação às competências de uso da língua. Com essas informações, é possível elaborar um projeto de estudos personalizado que trará indicadores de desempenho para garantir que consigamos sair do ponto A e chegar no ponto B dentro do prazo previsto pelo projeto.

Ao contrário do conteúdo de muitos livros didáticos com foco na gramática apenas, o foco aqui é todo em desenvolver competências, pois a necessidade do mercado é de profissionais competentes na língua, que consigam de fato resolver problemas e discutir situações. 

Se você já tentou várias vezes, mas ainda não se sente fluente para fazer do inglês o seu idioma do presente, lhe convido para conhecer melhor o impacto que a consultoria linguística pode ter na sua carreira profissional.

Assista ao webinar sobre esse assunto no nosso canal do Youtube e agende um diagnóstico grátis com a equipe da CCLi Consultoria Linguística.

Esperamos você para que seja mais um case de sucesso dentre todos que colecionamos nesses 17 anos que ajudamos profissionais a se tornarem profissionais globais.

Veja também:

Por Daniel Rodrigues – Diretor e Fundador da CCLi Consultoria Linguística