Qualidade da oratória é diferencial em processos de seleção e promoção em empresas

Consultora empresarial afirma que as oportunidades são dadas prioritariamente a quem tem mais capacidade para se expor e ser bem entendido; cursos ajudam a melhorar performance na comunicação

Um discurso realmente bom é algo que consegue mexer com a gente. Se procurarmos pela internet, facilmente encontraremos falas memoráveis de nomes como Steve Jobs, Martin Luther King, Barack Obama, entre outras personalidades mundiais. Além da capacidade técnica e do carisma desses nomes, a habilidade em se comunicar com o público foi um grande diferencial em suas carreiras. E é esse o perfil de colaborador cobiçado pelas grandes empresas, já que os desafios nessas corporações são constantes, e a capacidade de se expor em público (seja em conferências, seja em reuniões) e ser bem entendido é fundamental.
 
Segundo a consultora empresarial Ana Carolina Verdi, do Cegente, que há mais de dez anos auxilia no recrutamento de funcionários em empresas, o candidato a uma vaga deve mostrar suas habilidades em comunicação oral já durante o processo de seleção. “Nesse momento, existe uma ‘negociação’, já que o candidato tem que ‘se vender’ e a empresa tem que ‘comprá-lo’”, diz. “Então, a habilidade mais importante nessa hora é a oratória, pois, se ele não falar bem, não se expressar, não se fazer entender, a empresa não vai contratá-lo”.
 
A questão é que nem todos nascem com essa capacidade. Entretanto, Letícia Pereira, consultora de língua portuguesa da CCLi Consultoria Linguística, empresa que oferece cursos específicos para comunicação com o público, revela que a habilidade da oratória pode ser aprendida. “Com as técnicas certas, mesmo os mais tímidos podem se tornar grandes oradores e desenvolverem um bom nível de persuasão”, afirma.
 
Foi o caso do consultor de marketing Edson Gatto, que admite que era muito tímido quando jovem e que, por isso, buscou cursos de comunicação. Hoje, ele afirma que utiliza esse conhecimento não só no trabalho, mas também nas questões pessoais. “Utilizo essas técnicas em situações corriqueiras, do dia a dia mesmo, mas é claro que o maior foco é no quesito profissional”, diz. “Hoje, ministro treinamentos e palestras para centenas de pessoas com bastante segurança”.
 
No curso oferecido pela CCLi, o aluno aprende inclusive na prática. “Fazemos a gravação e análise da performance dos participantes, mostrando os pontos fortes e o que é necessário melhorar”, complementa Letícia.
 
Motivos para realizar curso de oratória
 
- Perda da insegurança;
- Aquisição da capacidade de organizar as informações de maneira lógica;
- Garantia da transmissão clara e objetiva da informação;
- Eliminação de vícios de fala e de postura;
- Aprendizado quanto ao melhor uso dos recursos audiovisuais.
 
Serviço
Curso “Como se comunicar com o público”, da CCLi Consultoria Linguística
Dias 24 e 31 de julho, das 8h às 17h
Carga horária: 16 horas
Informações: (17)3222-4026 ou ccli@cclinet.com.br.
Investimento: R$ 560
 

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72