Empresas investem na saúde dos funcionários visando à produtividade

Matéria publicada no Jornal DHoje Interior sobre empresas que investem no bem-estar de seus funcionários

 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), revela que cerca de 70% das empresas já consideram o bem estar do funcionário como ferramenta indispensável no aumento das vendas e na produtividade, além de melhorar o convívio interpessoal e profissional de cada funcionário. De acordo com a pesquisa investimentos em ambientes adequados dentro da empresa destinados para uso exclusivo do funcionário para descanso, alimentação ou intervalo independente do tempo estipulado revela que o rendimento em produtividade sobe de 0% para 100%, reduzindo desta maneira outros gastos com assistência médica que representam cerca de 28%.
O estagiário Rodolfo de Lima Tomazelli, 17 anos, trabalha há nove meses em uma empresa de consultoria lingüística em Rio Preto, em uma carga horária diária de seis horas – de segunda a sexta-feira. Para ele os 15 minutos de descanso representam muito na hora de voltar ao trabalho.
“Eu sinto muita diferença nos primeiros 10 minutos de descanso, quando paro de trabalhar gosto de sentar no jardim e ali refletir sobre minha vida, às vezes eu aproveito e faço um lanche nos meus 15 minutos”, afirma.
Já Silvestre Vicente Bataús, 24 anos, consultor de atendimento, revela que em apenas um mês de contratação já percebeu a diferença proporcionada no ambiente de trabalho pela empresa.
“Precisamos de muita concentração na hora do trabalho, e quando nos desligamos desta cobrança profissional é importante que tenhamos um espaço para descansar a nossa mente e tendo um ambiente que ajuda, com toda certeza o descanso será bem mais proveitoso do que se fosse em qualquer outro local”, afirma. 
A empresa ainda oferece aos funcionários duas vezes por semana terapia ocupacional, a iniciativa partiu de uma parceria com uma clínica especializada.
De acordo com a terapeuta Josiane Santana, os benefícios com a inclusão das terapias dentro das empresas tende a se tornar uma tendência já adotada por multinacionais em países desenvolvidos.
“Apesar de ser uma tendência ainda muito tímida no Brasil, a prática tem grandes chances de virar tendência daqui a alguns anos, um funcionário saudável, representa motivação, sucesso e lucratividade dentro de qualquer empresa, seja ela pequena ou uma multinacional”, finaliza.
 
Reportagem: Renato TAKAFAZ
Jornal DHoje Interior

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72