Vera Mussi lança ‘Vida’, livro de prosas e versos

Evento é destaque no jornal Diário da Região, edição do dia 11 de agosto.

A prosa e o verso como forma de extravasar emoções. É o que a procuradora judicial aposentada Vera Mussi, 75 anos, oferece em seu primeiro livro, “Vida” (HN Editora e Publieditorial), que será lançado hoje, a partir das 19 horas, no CCLi, em Rio Preto. Viúva desde 1996, a rio-pretense escolheu a leitura para preencher a solidão.

“Sempre gostei de poesias. Lia muito J.G. de Araujo Jorge quando era mais jovem. A partir de 2000, comprei um computador e comecei a navegar pela internet para procurar textos que me distraíssem.” Incentivada pelos familiares e amigos, ela então rabiscou suas primeiros reflexões. E não parou mais.

As primeiras tentativas foram compartilhadas com conhecidos, por e-mails. Há três anos, veio um site próprio (www.veramussi.com.br). E, agora, surgiu a necessidade de eternizar as ideias no papel. De acordo com o editor, João Paulo Vani, foram analisados quase 400 poemas, produzidos na última década, e cerca de 130 foram selecionados.

Os textos estão divididos em três capítulos – “Deus e a Vida: Poesia e Melodia”, “Fé, Amores e Desilusões” e “Sonhos, Segredos e Saudades”. “Como dizia Mário Quintana, todas as vírgulas são confissões de sentimentos. Sou uma pessoa sensível e atenta. O amor inspira a minha vida”, explica a autora.

A organização facilita o manuseio, por meio de temas delimitados. A exceção é “O Escritor”, publicado logo depois do prefácio. Para Vani, a escolha coloca o título em destaque pela qualidade do conteúdo e da estética. Vera admite que, vez ou outra, imaginava encerrar sua atividade como poetisa, como ocorreu em 2009, quando criou as estrofes de “Vence o Inexplicável”, inspiradas em texto do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Mas sempre que visualizava o fim, mergulhava em um novo começo. “Escrever faz muito bem”, diz. O evento desta noite será beneficente. Metade do dinheiro arrecadado com a venda de exemplares será revertida para os projetos locais da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

A entidade atende cerca de 5 mil pacientes por mês, vindos de 320 cidades da região. Sua única filha, a empresária Vera Maria Mussi Hage, é uma das voluntárias. Para os próximos anos, a escritora planeja novas obras literárias. Desta vez, acompanhadas por fotos e pinturas, outra paixão que a acompanha. “Quero viver intensamente e sorrir sempre.”

Curso

Vera Mussi foi uma das alunas da primeira turma do projeto Escola de Escritores, idealizado por João Paulo Vani. As aulas, realizadas a partir de junho de 2010 com o objetivo de informar sobre o mercado editorial, ajudaram a colocar seu sonho em prática. Nesta semana, a quarta turma de iniciantes encerra o curso.

No módulo inicial, com total de 20 horas de duração, são abordados temas que vão da história do livro a gênero narrativo, marketing editorial, entre outros assuntos. A expectativa é de que, em breve, sejam oferecidos outros módulos de aperfeiçoamento. Entre as novas discussões devem estar dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso e para transformar um blog em livro.

Serviço

Vida. De Vera Mussi. Lançamento hoje, às 19h, no CCLi, em Rio Preto. Cada exemplar custa R$ 30. Mais informações pelo (17) 3222-4026

Comente

capacitacao-colaboradores Mais notícias

14 novembro

Profissionais buscam aprimoramento no mercado de trabalho

CCLi cria uma Trilha de Carreira, que valoriza e motiva os colaboradores


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72