CCLI Consultoria Linguística Menu
17 Anos de Conexões: Ainda mais conectados

17 Anos de Conexões: Ainda mais conectados

Evento reuniu mais de mil pessoas de forma on-line para comemorar o aniversário da CCLi e do Cegente

Durante os últimos 4 anos, o tradicional evento de aniversário da CCLi Consultoria Linguística e do Cegente Educação Corporativa foi realizado de forma presencial, reunindo centenas de pessoas no salão do Automóvel Clube, em 2016, e no Teatro Paulo Moura, entre 2017 e 2019. Neste ano, as empresas se adaptaram ao contexto e reuniram mais de mil pessoas para comemorar 17 anos de forma totalmente digital, mas com o mesmo propósito: proporcionar um momento de grandes inspirações, conexões e aprendizados. O evento contou com o tema “Ainda mais conectados” e foi marcado por 4 palestras. 

Durante a cerimônia de abertura, Ana Carolina Verdi Braga, diretora do Cegente, e Daniel Rodrigues, diretor da CCLi, agradeceram gentilmente a todos que fazem parte da história das empresas e destacaram o desafio de se reinventar. “Replanejamos nosso tradicional evento de aniversário mantendo viva a sua essência e procurando oferecer uma nova experiência a todos os participantes, afirmou Daniel.

“A pandemia exigiu muita resiliência, superação e reinvenção – não é à toa que lançamos o Reinvente Cegente para ajudar nossos clientes a também terem essa mentalidade. Nosso propósito com esse evento, desde o primeiro ano, sempre foi gerar conexão. E hoje estamos aqui ainda mais conectados com todos vocês”, declarou Ana. 

Ainda + conectados

A primeira palestra do evento ficou por conta de Adriana Neves. Com o tema “Ainda + conectados”, a empresária abriu a noite com importantes reflexões sobre as mudanças que a transformação digital traz para a nossa vida pessoal e profissional. 

Adriana citou a importância de as pessoas desenvolverem suas habilidades humanas para se diferenciarem no mercado, visto que a inteligência artificial e a internet das coisas já fazem parte da nossa realidade e serão responsáveis por substituir funções que, em muitos lugares, ainda são desenvolvidas por pessoas. “É o nosso presente e o nosso futuro que estão em jogo. Todos os trabalhos repetitivos serão substituídos pela inteligência artificial.”

A palestrante também citou o método “HCA”, que consiste em três adaptações que as empresas e os líderes precisam fazer para se manterem ativos e conectados agora e no futuro. O método se fundamenta inicialmente na mudança de pensamentos, baseada na humildade (H); na frequente capacitação (C) para adquirir conhecimento; até chegar à ação (A), quando os aprendizados são colocados em prática e geram resultados. 

NOVIDADE!

Ao fim da primeira palestra, Ana Carolina e Adriana Neves falaram sobre a parceria criada e consolidada durante os anos de amizade e trabalho e anunciaram que Adriana Neves se tornou sócia do Cegente Educação Corporativa, unindo-se à Ana e ao Daniel!

Como o distanciamento nos aproximou

Para falar sobre a aproximação e distanciamento social, Samanta Camargo, que atua como mentora, iniciou sua palestra com a mensagem de que distanciamento e proximidade são antônimos, mas que ambos se uniram de uma forma que nunca imaginamos que poderia acontecer. Os participantes foram provocados a refletir sobre o verdadeiro distanciamento emocional que já vivíamos antes da pandemia. “Estávamos todos desconectados em uma obrigação física, ao mesmo tempo em que estávamos todos on-line. Agora, o on-line e a distância nos fizeram perceber muitas limitações que o ‘normal’ nos colocava”.  

A palestrante citou ainda que as conexões, que antes já eram baseadas no universo on-line por opção, ao se tornarem obrigação, passaram a mostrar a importância que o presencial tem e a falta que ele nos faz. “É necessário um equilíbrio entre a conexão digital e a conexão humana, mas a conexão humana é a única que nunca deve perder o sinal”, disse. 

Conectar para liderar 

“Por que ainda falta uma conexão maior e verdadeira nas empresas?”: essa foi a principal dúvida esclarecida pelas irmãs Mariana Carnelossi e Ana Claudia Carnelossi, que atuam na área de coaching, durante sua palestra.

Para falar sobre a importância de uma liderança mais humana, elas citaram as consequências da liderança agressiva e justificaram a importância de o líder reconhecer que as pessoas possuem valores diferentes e que é necessário respeitá-los. “Inovações de modelo de negócio e de gestão incluem unir o modelo antigo com o novo para conseguir olhar o ser humano e criar um propósito que permita aos líderes gerirem cada pessoa de uma forma diferente”.

Elas citaram ainda que, para adquirir uma conexão genuína entre líderes e colaboradores, é necessário que a comunicação clara e alinhada esteja presente durante todos os processos. “O processo de comunicação eficaz é aquele em que você ouve e fala, você instrui e você escuta”.

Como tornar sua empresa imparável

O evento também contou com palestra ministrada por Carolina Augusta, CEO da Boomit Empreendedorismo, que trouxe três importantes fases por quais as empresas passam e mostrou como passar por elas de forma resiliente, tornando sua empresa imparável.

Carolina representou as fases por 3 P’s: paixão, problemas e processo, que consistem respectivamente na importância de ter clareza sobre o propósito da empresa, mantendo-o sempre alinhado entre todos aqueles que fazem parte do negócio; na necessidade de conseguir se adaptar aos momentos e continuar resolvendo os problemas do seu público-alvo; e na importância de fazer com que o negócio se torne autogerenciável, sem deixar de reconhecer a importância do líder.

A palestrante citou a importância de o líder construir a cultura com uma base sólida e coerente, capaz de respaldar a empresa e gerar um fit entre todos que estão ali: líderes e colaboradores. “Se você tiver um propósito ligado a resolver um problema real do seu público ao mesmo tempo em que mantém seus processos claros, construirá uma empresa invencível e imparável”.  

Para finalizar a noite de grandes inspirações, os anfitriões Daniel e Ana Carolina convidaram … para compartilhar uma linda mensagem de reflexão sobre a vida real e as conexões humanas, convidando os participantes a voltarem no tempo para relembrar a importância do compartilhamento em um mesmo espaço. 

O Cegente e a CCLi agradecem a cada participante que fez parte desse momento conosco e convida a todos para que, em 2021, possamos estar juntos novamente para comemorar 18 anos de conexões. 

“Comemoramos de uma maneira digital e diferente, mas não menos especial!”

Daniel Rodrigues e Ana Carolina Verdi Braga