Blog CCLi

5 motivos para um universitário aprender inglês

A vida universitária exige muito de um estudante. Independentemente da área do curso – exatas, humanas ou biológicas – existem fatores que são comuns para qualquer universitário: horas e horas dedicadas aos estudos e a preocupação em escolher qual carreira, são alguns. Outro fator comum é a importância do inglês – muito além do peso para o currículo profissional, a língua inglesa possibilita um leque de oportunidades dentro da própria universidade.

Você provavelmente já sabe que, atualmente, o inglês é considerado a língua universal do mundo: em qualquer lugar que formos, haverá sempre um falante do inglês, nativo ou não. Não só no mundo business, mas também no acadêmico, ele age como uma ponte que viabiliza a comunicação e a troca de conhecimento.

Então, por que esse idioma é tão imprescindível para o universitário? Bem, vamos mostrar para você 5 motivos pelos quais é tão fundamental aprender o inglês como segunda língua, tanto no âmbito profissional quando no acadêmico e (talvez o mais legal de todos!) no lazer.

 

  • Mais oportunidades profissionais!

Aprender inglês é tão importante quanto uma graduação. Não se espante ao ler isso. Para o mercado profissional, essa é a realidade atual. Isso porque, com a globalização, não há mais limites geográficos ou linguísticos para estabelecer parcerias e expandir negócios. Por isso, ao fazer contratações, as empresas buscam profissionais que possam atender a essa demanda linguística. É claro que um não exclui o outro, o ideal é que se possua os dois.

A revista Exame publicou recentemente uma matéria em que fala um pouco sobre essa nova realidade, você pode conferir aqui.

 

  • Mais chances de ser aprovado em intercâmbios acadêmicos e em processos de carreira acadêmica!

Nos dias de hoje, é muito comum universitários desejarem fazer uma graduação-sanduíche ou intercâmbio acadêmico, e muitas universidades do país possuem convênios que possibilitam essa experiência. Como também há universitários que optam por seguir a carreira acadêmica, cursando mestrado ou doutorado. Para a maioria desses processos, possuir fluência em inglês é um dos requisitos básicos.

Já imaginou perder a oportunidade de estudar fora ou não conseguir ser aprovado no mestrado por não aprender inglês? Seria, no mínimo, frustrante.

 

  • Mais acesso a textos e artigos acadêmicos da sua área!

Como estudante universitário, você deve saber que grande parte do acervo de pesquisas científicas, literatura, do conhecimento em geral, são originalmente escritos na língua inglesa. E, apesar de boa parte desse acervo já possuir tradução para o português, há outra imensidão que ainda não foi traduzido. E, por não aprender inglês, muitos estudantes não conseguem ter acesso ao material.

Assim, é óbvio constatar que ao aprender inglês o universitário aumenta seus recursos de aprendizagem.

 

  • Mais possibilidades de estabelecer amizades em todo o mundo!

Como já dito acima, o inglês é hoje considerado uma língua universal. Ele é segundo idioma mais falado no mundo, ficando atrás apenas do chinês (pois a população dos países em que se fala chinês é bem maior!), como apontam pesquisas. Mas o que isso quer dizer? Significa que a comunicação por meio do inglês não tem barreiras! Você pode conversar com um francês, italiano, espanhol, chinês, africano, qualquer pessoa de qualquer nacionalidade, por meio do inglês.

 

  • Mais seriados, filmes e documentários para assistir!

Assim como acontece com os textos e artigos originais em inglês, a produção cinematográfica da língua inglesa também é extensa. Hoje, grande parte das obras já são legendadas ou dubladas, porém ainda há muitas que não são, principalmente quando são produções muito antigas ou lançadas recentemente.

Nesses casos, saber inglês e não precisar de legenda e dublagem é, sem dúvidas, o melhor de todos os motivos para aprender inglês.

Se você é desses universitários apaixonados por cinema, com certeza o inglês lhe será muito útil! =D

 

Os motivos apresentados são bem importantes, concorda? Por isso, lançamos o Programa Bolsa Universitário para acrescentar mais um motivo à lista e para que você comece logo a aprender inglês!

Entre em contato conosco e faça já sua matrícula!

 

#KeepCalmAndLetsStudyEnglish

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!