A história da culinária italiana

O evento de língua italiana na CCLi, o Parla Che Ti Fa Bene, está quase aí! Além de muito bate-papo e descontração, a noite vai contar com a atração musical comandada por Fábio Cavallini e a culinária típica do país.

E é de culinária que nós vamos falar, pois, além de nos inspirar na cozinha, falar sobre culinária é uma ótima forma de aprender sobre culturas e idiomas. Se pensarmos na culinária italiana então, estamos lidando com diversas histórias e curiosidades.

A cozinha italiana se fez (e continua se modificando) por meio das muitas influências que o país sofreu ao longo dos séculos. A inclusão do arroz, do açafrão, da canela e da berinjela nas receitas italianas fica a cargo dos árabes. O país também sofreu forte influência dos espanhóis, acrescentando aos seus pratos o feijão, a batata, o café, o milho e o cacau. A Itália se rendeu à preparação de derivados do leite, como o creme de leite e a manteiga, influenciados pela culinária francesa.

Com tanta diversidade, a culinária italiana foi ganhando espaço no mundo. Na própria Itália é possível perceber sua rica gastronomia por meio dos diferentes costumes de cada região. No norte do país, predomina a produção de queijo e receitas que levam o ingrediente, devido à proximidade com a França e a Áustria. No sul, as receitas são cheias de molho de tomate, e cortes de carnes de coelho, cabra e de porco, evidenciando a proximidade com os árabes.

Comendo e aprendendo

Não é só de pizza e pasta que se faz a culinária italiana. Conheça algumas receitas tradicionais do país:

Zelten: parecido com o panetone, é um bolo recheado com passas, tâmaras, figos, amêndoas e canela.

Struffoli: cubos fritos de massa de ovos coberto com mel e polvilhados com açúcar colorido.

Agnellino: assado de cordeiro bebê.

Antipasto: espécie de entrada, que inclui carnes curadas, anchovas, queijos, azeitonas, cogumelos, corações de alcachofra, carnes em conserva e legumes.

Comente

Mais notícias

26 fevereiro

Campanha CCLi 15 anos mostra o mundo de resultados acessível ao cliente CCLi

No ano em que completa 15 anos, a CCLi lança a campanha “Um mundo de resultados…


Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72