Alfabetização de jovens e adultos é o alvo de consultoria em Matão

Objetivo é formar profissionais atentos às necessidades desse tipo de aluno

Desde o dia 27 de abril, a CCLi Projetos Acadêmicos tem estado na cidade de Matão quinzenalmente, quando oferece curso de capacitação aos profissionais que atuam ou desejam atuar no projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) da cidade.

O programa surgiu quando a Secretaria de Educação de Matão percebeu a grande dificuldade que há nesse tipo de ensino e a necessidade de se ter professores qualificados e preparados para atender às necessidades específicas desse público.

Por meio de estudos sistematizados e muitas discussões sobre a educação de um público que já ultrapassou a idade escolar regular e, especialmente, sobre a alfabetização de adultos, a CCLi Projetos Acadêmicos tem despertado nos educadores de Matão uma reflexão sobre o papel do alfabetizador, além de oferecer estratégias e condições para que esses professores consigam se adequar às necessidades do ensino.

Segundo Elisabete Laureano, Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado, “essa formação tem sido muito importante, pois proporciona subsídios teórico-metodológicos para que os educadores participantes possam atuar de forma efetiva no processo de alfabetização e na implementação de práticas pedagógicas, além de incentivar a troca de experiência entre os alfabetizadores”.

Quem ministra o curso em Matão é a professora Vera Seno, licenciada em pedagogia, especialista em Didática e Metodologia do Ensino Fundamental e Superior e Habilitada em Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus. Atenta às necessidades da reflexão sobre a grande dívida social que o Brasil tem com esse tipo de aluno, Vera explica que seu papel na CCLi Projetos Acadêmicos é intervir na formação profissional e aprender com esse processo que sempre despertou seu interesse: “Desde os tempos de professora alfabetizadora, venho tentando descobrir sobre a dificuldade que temos em atuar adequadamente na alfabetização e formação de leitores. Os alunos da EJA, de certa forma, dão visibilidade aos problemas que enfrentamos nessa tarefa e o retorno de práticas dessa natureza é valiosíssimo”, afirma.

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72