Aulas com um toque gourmet aprimoram aprendizado de nova língua

Cardápio de aulas inclui visitas às lanchonetes e cafeterias. Detalhe: só vale se comunicar em outro idioma

Já pensou chegar a uma lanchonete e, em uma das mesas, encontrar uma turma bem brasileira só falando em inglês, por exemplo?  Eles não estão ali por diversão e nem querem ser o centro das atenções, afinal eles estão no meio de uma aula. Isso mesmo: eles estão praticando a em outro idioma. Para aprimorar o aprendizado em uma segunda língua, a CCLi Consultoria Linguística incentiva seus consultores a tirar os alunos da sala de aula e os levar para novos ambientes aonde possam aplicar o idioma que estudam em acontecimentos do dia a dia de forma assertiva e, é claro, bem divertida.

Segundo Daniel Rodrigues, diretor da CCLi, essa estratégia de aula é utilizada desde o início da consultoria, há 13 anos. “Essas atividades são importantes para tirar o aluno da sua zona de conforto, oferecendo uma oportunidade de praticar e enfrentar situações de uso reais. Por isso, sempre incentivamos aulas em locais inusitados, como na Represa, shoppings, supermercados e, claro, em lanchonetes que dão um sabor bem mais especial ao aprendizado”, diz.

As aulas repercutem de modo positivo entre os alunos, de acordo com a consultora de língua inglesa Adriane Arruda Paulino. “Na CCLi, são as necessidades e objetivos dos alunos que nos ajudam a construir as aulas. Por isso, quanto surgem oportunidades de sair do ambiente da sala de aula, eles ficam muito animados e interagem muito mais”, diz. A atividade foi um sucesso, como conta a consultora. “A aula na lanchonete foi muito produtiva. Outros clientes ficavam observando de longe, tentando entender o que estava acontecendo. Até o gerente participou da aula atendendo a turma apenas em inglês”, recordou.

O artista plástico Araguaí Garcia é um dos alunos que aprova as aulas em locais diferenciados. “Eu já sabia umpouco de inglês, mas sentia que precisava praticar mais. Ir a uma lanchonete e conversar com os colegas e com a consultora é algo que traz o conhecimento gramatical da língua para coisas simples do nosso cotidiano”, diz Araguaí.

A consultora Adriane já planeja suas próximas aulas dessa com um toque gourmet. “Ainda neste ano, iremos realizar uma ‘cooking class’ na cozinha da CCLi. Nesta aula, os alunos aprenderão a fazer waffles, tradicional na cozinha americana. Em outra aula, faremos nossas atividades em uma cafeteria que segue os moldes de cafés americanos. Tudo isso para que os alunos tenham contato com esses aspectos da cultura. E será da mesma forma, só vale falar inglês”, finaliza a consultora.

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72