Cause uma boa impressão em reuniões internacionais

Confira dicas sobre como potencializar reuniões de negócios com público multicultural

Algumas reuniões de negócios contribuem – e muito! – para o fechamento de grandes contratos e parcerias. Além disso, podem ajudar a alavancar carreiras de executivos que possuem o dom da oratória e persuasão. No entanto, quando o público presente nas reuniões fala um idioma estrangeiro, a tensão nos encontros corporativos tende a ficar maior.

Para auxiliar profissionais que temem as reuniões de negócios em outros idiomas, listamos algumas dicas importantes.

Conhecimento: estar alinhado com as políticas da empresa e com o assunto em discussão é o primeiro passo para o sucesso de uma reunião. Uma dica importante, se você não souber o significado de alguma palavra, é não utilizar o termo em contexto algum. Entre as expressões mais conhecidas do inglês estão:

- approach (abordagem);
- budget (orçamento);
- business plan (plano de negócios);
- core business (principal negócio da empresa);
- deadline (prazo final);
- expertise (conhecimento em determinado mercado);
- feedback (retorno);
- gap (lacuna);
- hands-on (participação ativa);
- know-how (conhecimento);
- skills (habilidades);
- target (público-alvo).

Frases curtas e claras: para driblar o nervosismo e a barreira do idioma, opete por frases curtas: Let’s get started, please, Shall we begin/start?, We are here today to….

Recursos visuais: a utilização de infográficos, vídeos e slides facilita a transmissão da mensagem, principalmente quando é preciso apresentar dados estatísticos em outro idioma. Mas lembre-se de que: o material deve ser objetivo e autoexplicativo.

Conference call: com a diversidade dos meios de comunicação é possível realizar reuniões por meio de tablet ou telefone móvel. A conference call possibilita a otimização do tempo, evita atrasos e facilita a consulta de termos desconhecidos, caso seja necessário.

Trabalho em equipe: é recomendado que dois profissionais com níveis semelhantes no idioma conduzam as reuniões mais estratégicas. A interação e a possibilidade de um complementar a informação do outro são fatores que podem contribuir para o sucesso da reunião.

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72