CCLI Consultoria Linguística Menu
CCLi Projetos Acadêmicos participa de encontro de professores em Ubarana para refletir sobre educação

CCLi Projetos Acadêmicos participa de encontro de professores em Ubarana para refletir sobre educação

 

Entre os dias 16 e 25 de julho, a CCLi Projetos Acadêmicos esteve no município de Ubarana (SP) para oferecer Cursos de Capacitação a cerca de quarenta professoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede pública da cidade. Ao todo, as oficinas e cursos somaram 32 horas de muito aprendizado e de novas estratégias didáticas em diversas áreas da educação, como artes, matemática, jogos e brincadeiras pedagógicas e literatura. O curso foi uma iniciativa da secretaria municipal de Ubanara.

Quem abriu o ciclo de aulas foi a professora de artes Maria Aparecida Pereira, que teve a oportunidade de falar sobre novas concepções de ensino e de apresentar novas propostas educacionais às professoras presentes. “Para mim, abrir o evento foi uma experiência maravilhosa. Aprendo sempre mais a cada curso que ministro e em Ubarana não foi diferente”, afirma Maria Aparecida, que também fala da contribuição do curso de formação para as linguagens artísticas: “Oportunidades como essa fazem com que a arte possa ser vista com suas peculiaridades, podendo ser o foco de reflexões e a articulação entre os professores e a área de conhecimento”, explica.

O sucesso do curso também foi visto por quem planejou o evento, por ter sentido a necessidade de se ter treinamentos como esse. Daniela Duran, Assessora Pedagógica de Ubarana, foi quem solicitou o serviço à CCLi Projetos Acadêmicos. Para ela, “o Curso de Capacitação foi brilhante. Foi uma oportunidade de ampliar as possibilidades do ensino e um investimento certeiro na Educação Infantil”.

 

Sentimento de objetivo cumprido

Após 32 horas de muito aprendizado, a CCLi Projetos Acadêmicos se despede de Ubarana com o sentimento de dever cumprido, já que o objetivo de levar a discussão de novos conhecimentos e estratégias didáticas, possibilitando momentos de reflexão sobre os desafios da educação contemporânea, foi atingido.

Para Olinda Aleixo, diretora da CCLi Projetos Acadêmicos, o Curso de Capacitação foi um verdadeiro sucesso. “Na quarta-feira, ministrei a última oficina, cujo tema foi Literatura Infantil. Percebi que, apesar de duas semanas de estudos intensos, o grupo estava animado, receptivo e participativo. Fiquei feliz em ver como há boas iniciativas de promover estudos sistematizados, como a da Assessora Pedagógica Daniela Duran, bem como disposição dos professores da rede municipal de Ubarana para discutir temas relevantes para a educação”, afirma Olinda.