Cinco dicas para escrever bem e-mails corporativos

Aprenda como redigir mensagens objetivas e coerentes

Digite o nome do destinatário, escreva a mensagem e aperte o botão enviar. Parece fácil escrever e mandar um e-mail, não é mesmo?! Porém, muitos profissionais acabam cometendo algumas gafes e podem até ser prejudicados por um e-mail mal escrito.

Se você não quer passar por situação constrangedora, confira as cinco dicas de como escrever bem e-mails corporativos:

1 Seja preciso no “assunto” do e-mail
O assunto da mensagem conta – e muito – para determinar se o seu destinatário irá ler o não o seu e-mail. Tente ajudar o leitor de seu e-mail a identificar com precisão qual o tema do assunto a ser tratado e o que você vai falar. Se for um e-mail urgente (que deve ser lido no mesmo dia, por exemplo), coloque isso no campo de assunto.

2 Preste atenção ao que está sendo escrito
Antes de enviar o e-mail, dê uma última lida no texto, procurando detectar erros de português. E lembre: textos muito longos, confusos e que demoram para inserir o leitor no assunto não são bem-vindos.

3 Fique atento aos anexos
Procure avisar no corpo do e-mail quando estiver enviando documentos anexados. Não se esqueça de ser organizado e preciso e já no primeiro e-mail enviar os anexos corretos e informações complementares.

4 Seja educado
Muitas vezes, na pressa para concluir todas as tarefas, as pessoas se esquecem de dizer “boa tarde”, “atenciosamente”, “por favor”, “obrigado” etc. Todos gostam de cordialidade e bom humor, itens que são, inclusive, grandes facilitadores na rotina de trabalho.

5 Verifique se você está enviando para a pessoa correta
Mandar um e-mail para quem não deveria recebê-lo pode, no mínimo, incomodar. Por isso, nunca se esqueça de verificar o campo “enviar para” antes de encaminhar a mensagem. E não faça confusão com as opções “responder a todos”, “com cópia” e “com cópia oculta”.

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72