Cinco dicas para escrever bem e-mails corporativos

Aprenda como redigir mensagens objetivas e coerentes

Digite o nome do destinatário, escreva a mensagem e aperte o botão enviar. Parece fácil escrever e mandar um e-mail, não é mesmo?! Porém, muitos profissionais acabam cometendo algumas gafes e podem até ser prejudicados por um e-mail mal escrito.

Se você não quer passar por situação constrangedora, confira as cinco dicas de como escrever bem e-mails corporativos:

1 Seja preciso no “assunto” do e-mail
O assunto da mensagem conta – e muito – para determinar se o seu destinatário irá ler o não o seu e-mail. Tente ajudar o leitor de seu e-mail a identificar com precisão qual o tema do assunto a ser tratado e o que você vai falar. Se for um e-mail urgente (que deve ser lido no mesmo dia, por exemplo), coloque isso no campo de assunto.

2 Preste atenção ao que está sendo escrito
Antes de enviar o e-mail, dê uma última lida no texto, procurando detectar erros de português. E lembre: textos muito longos, confusos e que demoram para inserir o leitor no assunto não são bem-vindos.

3 Fique atento aos anexos
Procure avisar no corpo do e-mail quando estiver enviando documentos anexados. Não se esqueça de ser organizado e preciso e já no primeiro e-mail enviar os anexos corretos e informações complementares.

4 Seja educado
Muitas vezes, na pressa para concluir todas as tarefas, as pessoas se esquecem de dizer “boa tarde”, “atenciosamente”, “por favor”, “obrigado” etc. Todos gostam de cordialidade e bom humor, itens que são, inclusive, grandes facilitadores na rotina de trabalho.

5 Verifique se você está enviando para a pessoa correta
Mandar um e-mail para quem não deveria recebê-lo pode, no mínimo, incomodar. Por isso, nunca se esqueça de verificar o campo “enviar para” antes de encaminhar a mensagem. E não faça confusão com as opções “responder a todos”, “com cópia” e “com cópia oculta”.

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72