Como preparar materiais didáticos a partir de coletâneas de textos literários?

Paula Tavares Pinto, professora da Unesp de Rio Preto, é a convidada especial do último encontro do Ciclo de Linguística Aplicada de 2014

A CCLi realiza na próxima sexta-feira (21/11), às 15h, a última etapa do Ciclo de Linguística Aplicada deste ano. Com o tema “Como trabalhar a cultura brasileira no ensino de línguas estrangeiras sob uma perspectiva interdisciplinar”, a professora Paula Tavares Pinto, da Unesp de Rio Preto, irá apresentar uma proposta de uso de coletâneas de textos literários, informativos e especializados, e de suas respectivas traduções direcionados à preparação de material didático.

“Durante o evento, as línguas portuguesa e inglesa serão o ponto de partida. Porém, todos os presentes irão perceber que a mesma metodologia pode ser empregada com outras línguas”, explica Paula. A professora ainda comenta que, ao se consultar textos e aliar as buscas com ferramentas computacionais, é possível trabalhar, em sala de aula, expressões idiomáticas e termos culturalmente marcados ou orientar os alunos para que façam pesquisas do conteúdo apresentado em seus computadores pessoais. “Como forma de exemplificação, apresentarei alguns trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de letras de nossa instituição e trabalharei junto aos participantes do workshop em suas próprias propostas”, ressalta.

As inscrições para o Ciclo de Linguística Aplicada podem ser realizadas online ou com os consultores de atendimento da CCLi. Para mais informações, ligue (17) 3222-4026.

Comente

Mais notícias

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72