Blog CCLi

Conheça a origem da palavra Carnaval

O Carnaval reúne milhares de pessoas nas ruas, fantasiadas e se divertindo ao som de diferentes músicas. Mas muitos não conhecem a verdadeira origem e significado dessa festa.

A palavra carnaval vem do latim carne levare, que significa “afastar-se da carne”. O termo começou a circular por volta dos séculos XI e XII e se referia à véspera da quarta-feira de cinzas, época em que se iniciava a abstenção da carne. Assim, o carnaval era o último dia permitido para o consumo de carne antes dos dias do jejum da quaresma.

Há três mil anos…

Segundo historiadores, o carnaval existe há mais de três mil anos e é a festa profana mais antiga. Suas raízes encontram-se nas celebrações greco-romanas, conhecidas como bacanais. A festa era dedicada ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio para os gregos), e marcada pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.

No Brasil, registros afirmam que o carnaval chegou ao país durante o período colonial, no século XVII, por meio dos portugueses. Inicialmente batizado como “entrudo”, a festa era baseada em brincadeiras em que as pessoas sujavam umas as outras e acabava sendo mais praticada pelos escravos. Com a declaração da independência do Brasil, em 1822, intelectuais e artistas trouxeram ao País as festas italianas e francesas, já com o nome de carnaval. Assim, deu início aos bailes e desfiles de alegorias.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!