Conheça a origem da palavra Carnaval

O Carnaval reúne milhares de pessoas nas ruas, fantasiadas e se divertindo ao som de diferentes músicas. Mas muitos não conhecem a verdadeira origem e significado dessa festa.

A palavra carnaval vem do latim carne levare, que significa “afastar-se da carne”. O termo começou a circular por volta dos séculos XI e XII e se referia à véspera da quarta-feira de cinzas, época em que se iniciava a abstenção da carne. Assim, o carnaval era o último dia permitido para o consumo de carne antes dos dias do jejum da quaresma.

Há três mil anos…

Segundo historiadores, o carnaval existe há mais de três mil anos e é a festa profana mais antiga. Suas raízes encontram-se nas celebrações greco-romanas, conhecidas como bacanais. A festa era dedicada ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio para os gregos), e marcada pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.

No Brasil, registros afirmam que o carnaval chegou ao país durante o período colonial, no século XVII, por meio dos portugueses. Inicialmente batizado como “entrudo”, a festa era baseada em brincadeiras em que as pessoas sujavam umas as outras e acabava sendo mais praticada pelos escravos. Com a declaração da independência do Brasil, em 1822, intelectuais e artistas trouxeram ao País as festas italianas e francesas, já com o nome de carnaval. Assim, deu início aos bailes e desfiles de alegorias.

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72