Cresce o número de estudantes brasileiros em Portugal

Falta de domínio do inglês e de outras línguas tem influenciado a escolha do destino do intercâmbio

 

No início do mês de abril, o governo federal apontou uma pesquisa feita com alunos que estudam no exterior por meio do programa Ciências sem Fronteiras, revelando que, dos 22.885 bolsistas, 13% estão em Portugal. A preferência ao país, segundo o governo, está na falta de domínio nos demais idiomas. Correspondendo 2.935 do total de beneficiados, representantes de universidades brasileiras e o próprio governo consideram esse número extremamente alto, já que o Brasil possui convênio com outras 19 nações. 
 
Para participar de intercâmbios em países que falam inglês, espanhol, francês, entre outros idiomas, o estudante precisa demonstrar domínio da língua por meio de testes, que geralmente têm exigência alta de pontos. Desse modo, sabendo que não conseguiriam passar nas provas, os estudantes têm escolhido Portugal como principal destino.
 
Falta direcionamento
 
Essa deficiência no aprendizado está, muitas vezes, ligada à falta de direcionamento e de objetivos durante os estudos de línguas. Sabendo disso, a CCLi oferece serviços personalizados e desenhados de acordo com a necessidade do estudante. “Conhecer os limites e as necessidades de cada pessoa e adequar os métodos de acordo com o perfil do aluno traz resultados mais eficazes”, ressalta Daniel Rodrigues, diretor da CCLi. “Por isso, antes de começar os cursos de idioma, realizamos uma entrevista com o cliente, a fim de conhecer suas reais necessidades em relação à língua”. 
 
O Programa
 
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é em conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Para conhecer mais sobre esse projeto e ficar atento às próximas inscrições acesse o site do programa cienciasemfronteiras.gov.br.
 

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72