Blog CCLi

Cultura francesa para além dos clássicos – uma opção a mais para os jovens

Por possuir uma história muito antiga, tradicional e cheia de elementos clássicos em vários aspectos, a cultura francesa é sempre associada ao “mundo dos adultos”. No entanto, há um outro lado paralelo a essa cultura tradicional que pode agradar (e muito) o “mundo dos adolescentes e dos jovens”.

Para desmitificar essa crença, fizemos uma seleção de cultura francesa que foge do óbvio e que pode ser uma opção a mais e muito interessante para os jovens e adolescentes. Vamos conferir?

1. Música

Se na música nomes como Edith Piaf e Jacques Brel, cantores que representam a típica chanson française, são aclamados pelo público mais velho; na cena musical francesa atual, outros nomes surgem para quebrar um pouco dessa tradição: StromaeYelleIndila e Zaz, são cantores que trazem um estilo diferente que envolvem rap, eletrônica, pop, e, como seus veteranos, fazem muito sucesso, principalmente entre o público jovem.

2. Diversão

Nem só de museu vive a França! Sim, as atrações mais visitadas da França, com certeza, são os seus museus (e são muitos!). E não é por menos, já que os museus são lugares atemporais, mágicos e carregam em si a história e o conhecimento do mundo, por isso são interessantes para qualquer pessoa, independentemente da idade. Porém, não é todo adolescente ou jovem que “curte” (como eles mesmos dizem) visitar museus – para eles, pode ser mais interessante a diversão de um dia em um parque.

Existem dois parques que são os mais conhecidos por lá: o Disneyland Paris e o Parc Astérix. O primeiro é a versão francesa do parque americano Disney, ele fica em segundo lugar dentre os mais visitados da multinacional e abriga o castelo da Bela Adormecida e o Walt Disney Studios Park; o segundo é um parque temático inspirado nos famosos personagens franco-belgas Astérix e Obélix, os quais nasceram dos quadrinhos franceses dos anos 1950, escritos pelas mãos de R. Goscinny e ilustrados por A. Uderzo; as histórias contam a saga dos dois heróis ao enfrentarem o temido Império Romano – e além de inspirar a criação do parque, já tematizaram também desenhos e o filme Asterix e Obelix contra César!

3. Intercâmbio

Outra atividade cultural que desperta o interesse dos jovens são os intercâmbios – afinal, se estamos aprendendo uma nova língua, seria muito bacana conhecer também os seus falantes nativos, não é mesmo? E nada melhor do que fazer isso visitando os seus países. Nesse aspecto, aprender francês pode oferecer muitas possibilidades de destinos, pois além de ser a segunda língua mais estudada (o que significa que sempre terá alguém que o entenda), também está presente nos cinco continentes do mundo! E só para ter uma ideia dos lugares que se pode conhecer falando francês temos: Paris (é claro), Canadá, Suíça, Bélgica e boa parte dos países africanos. Difícil escolher, não é?

4. Conhecimento

A fase da adolescência é o período das escolhas. “O que você vai ser quando crescer?”, essa é a grande pergunta que marca a vida dos jovens nessa época. Bem, se você decidir pelo estudo no exterior, saiba que é na França onde se situam as mais antigas e renomadas faculdades do mundo, responsáveis por formar grandes personalidades da história da humanidade. Liderando a lista está a Universidade de Paris, que apresenta cursos em todas as áreas, tem sua origem na antiga escola catedral de Notre-Dame por volta de 1170 e foi dividida em treze outras universidades independentes em 1970. Na engenharia, a referência é a Escola Politécnica, a qual foi fundada em 1794, durante a Revolução Francesa. Há muitas outras universidades, todas com reconhecimento internacional, mas não dá para citar todas aqui (a lista ficaria enorme!).

Porém, há a possibilidade de você não desejar fazer uma faculdade e optar apenas por fazer um curso profissionalizante, de curta duração e mais específico. Sem problema! O que não faltam são cursos na área da moda, da gastronomia, da arte etc, todos muito reconhecidos internacionalmente.

5. Cinema

Se existe algo que é quase unânime entre o gosto do público jovem, essa coisa é o cinema (envolvendo aqui tanto filmes quanto séries). Nesse quesito, o cinema francês não deixa a desejar. Com um estilo peculiar, a cinematografia francesa vai desde os clássicos às comédias românticas, e tem para todos os gostos. Dentre os filmes mais famosos estão: Acossado (1960), O Fabuloso destino de Amélie Poulain (2001), A delicadeza do Amor (2011), Os Intocáveis (2011), O artista (2012); já entre as séries os destaques são: Un Village Français (2009), Les Revenants (2012) e Marseille (2016). Imagine assisti-los sem legenda? Uma experiência e tanto, que só será vivida por quem aprender francês!

 

Viu como aprender francês pode proporcionar experiências incríveis? Além de toda a cultura tradicional que ela carrega, há muito mais para explorar! E você não precisa escolher entre uma e outra, ambas vão enriquecer sua bagagem cultural. Em setembro, estaremos com uma nova turma de francês para adolescentes, é a oportunidade para você ampliar seu conhecimento e se inserir na cultura francesa. Partiu aprender francês? Clique aqui e matricule-se já!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!