"Eu acredito que algo mágico possa acontecer quando você lê um bom livro" - J.K. Rowling

De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011, cada pessoa lê em torno de 4,96 livros por ano, um tímido, mas significativo, aumento de 50% para 56% em relação à última pesquisa

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, já dizia Monteiro Lobato. Essa frase sintetiza o valor que a prática da leitura implica em nossas vidas. Ao ler, enriquecemos nosso repertório gramatical e vocabular – já que o exercício da leitura nos ajuda a fixar a grafia correta das palavras e nos apresenta uma variedade delas – e aumentamos nosso repertório cultural, pois alcançamos lugares, costumes, pessoas que sem a leitura, esse contato talvez não fosse possível.

No entanto, esse hábito ainda é pouco exercitado pelos brasileiros. De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011, cada pessoa lê em torno de 4,96 livros por ano, um tímido, mas significativo, aumento de 50% para 56% em relação à última pesquisa. Um dado preocupante, dado a influência que essa capacidade pode ter em vários setores do nosso dia a dia: profissional, estudantil, informal ou formal. Por isso, vamos trazer, aqui, motivos para que se comece já o desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura!

Além dos benefícios já citados, ler estimula o nosso raciocínio, aprimora nossa capacidade interpretativa, contribui com a melhor pronunciação das palavras e, por consequência, melhora nossa capacidade de comunicação. A nossa criatividade também é despertada pela leitura, afinal, quem nunca imaginou finais ou rumos diferentes para algumas histórias enquanto lia-as? O universo da leitura é tão fascinante que possui esse poder de nos levar para diferentes mundos, ele nos envolve de maneira que, quando percebemos, já nos transportamos para dentro do livro, nos comovendo com cada personagem, chorando com a mocinha, odiando o vilão ou torcendo pelo final feliz (ou não!).

 

Estimulando o cérebro

Para ficar mais fácil entender como funciona o processo da leitura para o nosso intelecto, podemos compará-lo ao exercício físico: quando desejamos fortalecer nosso corpo, nossos músculos e nossa resistência física, recorremos a alguma prática de esporte, como a musculação, a natação, a corrida e vários outros; ler exerce a mesma função de uma atividade física, mas o órgão, o qual ela irá desenvolver e fortalecer em nosso corpo, é o cérebro, onde concentram-se todas as nossas capacidades cognitivas.

Por esse motivo, a leitura também é uma grande aliada no aprendizado de uma segunda língua. Por meio dela, conhecemos as expressões idiomáticas usadas em cada país, temos contato com aspectos culturais próprios de cada região e nos familiarizamos mais com a língua estudada.

 

#DicasCCLi

Comece por livros mais leves, como os destinados ao público infantil, pois eles possuem uma linguagem mais simples e didática; aos poucos, vá incorporando os livros acerca de assuntos do seu interesse; e assim, gradativamente, você se tornará um leitor fluente, capaz de ler e compreender o mundo representado no livro.

Em nosso espaço, disponibilizamos uma biblioteca que foi construída de acordo com uma das nossas principais características, a inovação. Quem entra na CCLi se depara com uma biblioteca adaptada à nossa estrutura, ela posiciona-se na diagonal, em uma estante moderna e oferece inúmeros livros, escritos em diferentes idiomas e que vão desde assuntos lúdicos até os mais formais. Além disso, há espaços dentro da própria CCLi que podem ser usados para a prática da leitura: na recepção, há sofás que contam com luminárias individuais; já para quem prefere um ambiente a céu aberto, há o café falado e a área arborizada com uma mesa em que você pode ouvir os passarinhos enquanto lê!

Comente

Mais notícias

26 fevereiro

Campanha CCLi 15 anos mostra o mundo de resultados acessível ao cliente CCLi

No ano em que completa 15 anos, a CCLi lança a campanha “Um mundo de resultados…


Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72