Língua portuguesa: saber falar é diferente de ser fluente

Novo curso da CCLi busca o refinamento dos falantes da língua portuguesa, idioma que tem ganhado destaque mundial

Você se considera poliglota em seu próprio idioma? Conhece a norma culta e os contextos adequados para usá-la ou não? Sabe se expressar com clareza e produzir textos para diferentes gêneros, como um e-mail corporativo ou uma redação?

Nós sabemos que soa estranho questionar a um brasileiro sua fluência no português. Porém, a realidade é que existe um contingente de pessoas que, apesar de conhecerem e se comunicarem usando formalmente a língua materna, não conseguem interpretar, produzir textos, se expressar de forma clara ou, até mesmo, não conhecem as nuances da língua. Essa deficiência no próprio idioma é conhecida como analfabetismo funcional e atinge uma parcela considerável dos brasileiros. Segundo pesquisas, estima-se que apenas 8% da população é considerada fluente em seu próprio idioma.

 

As variedades linguísticas e o seu guarda-roupas

Para o senso comum, a gramática normativa é difundida como a única maneira correta de se falar e, assim, ignora-se as demais variantes da nossa língua, que são tão importantes quanto a norma culta e também é objeto de estudo da linguística. Para exemplificarmos como funciona a percepção de uso da variedade linguística, podemos compará-la ao nosso guarda-roupas: nele, temos várias opções de vestimentas para usar, contudo, a nossa escolha dependerá da ocasião, do dress code – em um ambiente festivo, como uma formatura, pede-se o uso de roupas elegantes e sofisticadas; já em um passeio ao shopping, podemos optar por roupas mais casuais e confortáveis. Assim funciona com o uso da variedade linguística, tudo depende do contexto em que está inserido.

Neste outro texto, explicamos sobre a importância de se estudar o idioma  materno, o português. Mostramos que a língua portuguesa está entre as cinco línguas mais faladas do mundo e, por isso, além de representar uma vantagem tê-la como língua materna, a tendência é que cada vez mais, no cenário mundial, ele cresça e ganhe espaço no mundo dos negócios, político, histórico e literário.

No entanto, é importante frisar que não basta apenas saber falar o português, é preciso conhecê-lo profundamente, compreender a riqueza de construções que ele tem a nos oferecer e as diversas possibilidades de nos expressarmos de modo oral e escrito, que enriquecem nosso repertório.

 

Nova turma de Português da CCLi

Diante desse cenário, a CCLi lança o novo Curso de Português: uma busca pelo refinamento. Embasado em um conteúdo programático que irá estudar aspectos da língua portuguesa, desde a gramática normativa à comunicação oral, e que exigirá um comportamento ativo do aluno em relação às aulas, com o objetivo de que a aprendizagem ocorra de fato.

“O modelo de Curso de Língua Portuguesa proposto pela CCLi pretende inovar a maneira como estamos acostumados a aprender. De uma forma bastante diferente da tradicional, o conteúdo será sugerido pelo consultor aos alunos via e-mail com, no mínimo, seis dias de antecedência. Nessa mensagem, os estudantes deverão encontrar nos mais diferentes formatos as informações necessárias para inteirarem-se a respeito do tema escolhido para a aula seguinte”, explica Pedro Freire, consultor da CCLi das línguas portuguesa e francesa.

O curso regular está dividido em módulos, cada um abordando especificidades da língua portuguesa. O consultor irá analisar as facilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos, diagnosticando e personalizando o aprendizado de cada um. As aulas terão início em maio e serão realizadas aos sábados, das 15h às 17h. Se você possui interesse em refinar, aprender a escrever e se comunicar melhor com o português, deixe seus dados em nossa página e a nossa equipe de atendimento entrará em contato. Se preferir, você também pode nos contatar por aqui.  Esperamos você para auxiliarmos nessa busca por aperfeiçoamento!

Comente

Businessman working analysis business information. Mais notícias

22 novembro

Você sabe o que é um exame de proficiência?

Comprovar o conhecimento é fundamental para entrar em uma empresa multinacional…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72