Literatura em língua espanhola em evidência

A literatura em língua espanhola é apreciada no mundo todo. Percebemos isso por meio dos diversos nobels que autores espanhóis e da América do Sul e Central já receberam por seus livros. E como hoje é o dia do Charla Con Tapas, nosso grande evento de bate-papo em língua espanhola, entrevistamos a consultora de língua espanhola Tatiana Cian para falar um pouco sobre literatura dos países falantes do espanhol! Confira abaixo:

Qual a influência da literatura em língua espanhola na literatura mundial?
Temos dois clássicos da literatura espanhola que influenciaram fortemente os romances modernos: “Don Quijote”, de Miguel de Cervantes, dramaturgo castelhano e “Lazarillo de Tormes”, romance espanhol de autoria anônima.

Quais são os clássicos da literatura em língua espanhola que todo mundo deve ler?
Trabalho com clássicos mais voltados para o perfil de cada turma e cada aluno, mas gosto também de sempre apresentar algum autor contemporâneo. Entre os títulos estão: “El cuaderno de Maya”, de Isabel Allende; “Cien años de soledad”, de Gabriel Garcia Márquez e “El héroe discreto”, de Mario Vargas Llosa, autor premiado com o Nobel de Literatura em 2010. Além desses, não podemos deixar de conhecer as poesias de Pablo Neruda e os contos de Jorge Luis Borges.

Você acredita que os brasileiros consomem literatura em língua espanhola?
Sim, principalmente pela literatura latino-americana. Lemos muito Gabriel Garcia Márquez, Jorge Luis Borges e Mario Vargas Llosa.

A leitura é uma ótima forma de conhecer um idioma. Quais são os livros que você indica para pessoas que ainda estão começando a estudar a língua espanhola?
A leitura é sempre uma ótima maneira de estudar uma língua, conhecer novas palavras e conhecer com detalhes uma sociedade. Para os iniciantes, temos bons livros que têm uma linguagem facilitada, são as chamadas leituras graduadas. Muitas vezes temos clássicos da literatura adaptados para estudantes iniciantes.

Há algum autor que escreva em língua espanhola em evidência no momento?
Sim, depois de ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura, em 2010, o peruano Mario Vargas Llosa está em alta nas livrarias brasileiras. Entre suas obras, estão “A cidade e os cachorros” (1963), “Pantaleão e as visitadoras” (1973), “Travessuras da menina má” (2006), “O sonho do celta” (2010) e o tão aguardado “O Herói Discreto”, que será lançado no Brasil no fim de setembro, pela editora portuguesa Quetzal.
Para mostrar que os alunos gostam – e muito! – de aprender um idioma por meio da literatura, Juliana Bilachi, aluna do curso de espanhol, deu seu depoimento sobre o livro “El cuaderno de Maya”, de Isabel Allende, que leu para as aulas de espanhol com a consultora Tatiana Cian:

“El cuaderno de Maya se trata de um livro em forma de diário, no qual a jovem Maya Vidal nos narra sua precipitada viagem até os confins do mundo civilizado, una remota região do sul da América conhecida como Chiloé. Isabel Allende, em sua complexa e profunda intimidade com a alma, descreve a existência prófuga, decadente e autodestrutiva desta jovem. É um livro de afeto familiar, dor, amadurecimento, redenção e superação. Maravilhoso!”

Comente

projeto germinar Mais notícias

23 outubro

Projeto Germinar desenvolve ações com líderes da CCLi com foco em relacionamento humanizado

Líderes da CCLi receberam mentoria do Projeto para desenvolver aptidões de conviv…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72