O dia no ano com as “maiores promoções e descontos” do comércio

Conheça a origem da Black Friday e saiba o que a CCLi preparou para essa data

Estamos em novembro, o mês da Black Friday. Nessa época do ano, milhões de consumidores ficam ansiosos para adquirir, com um superdesconto, aquele produto/serviço que há tanto tempo desejam; já o comércio vê a oportunidade de alavancar suas vendas, por isso oferecem descontos e/ou benefícios irresistíveis. O resultado não poderia ser diferente: recordes de vendas em sites e estabelecimentos físicos, além de filas faraônicas para garantir as melhores promoções.

Mas, você já se perguntou qual a origem da Black Friday? De onde surgiu esse nome e quando essa data passou a ser comemorada no Brasil?

Black Friday significa, literalmente, “sexta-feira negra” e por trás dessa tradição há inúmeras histórias que tentam explicar a sua origem. Alguns dizem que o termo foi usado pela primeira vez em 1869, nos Estados Unidos, quando os dois americanos Jay Gould e James Fisk, especuladores da bolsa, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. Em razão disso, o governo se viu obrigado a elevar a oferta dessa matéria-prima no mercado, o que causou a queda do preço e a perda de grandes fortunas por alguns investidores.

Entretanto, o linguista Ben Zimmer alega que o nome foi dado, em meados da década de 1960, por policiais da Philadélphia que apelidaram de Black Friday o dia posterior ao feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), no qual havia um grande fluxo de carros e o trânsito tornava-se um caos. Isso porque o feriado prolongado causava uma grande circulação de pessoas nas ruas, o que era um pesadelo para os policiais, mas um sonho para os comerciantes, que aproveitaram o movimento para fazer ações de vendas e grandes promoções.

A definição de Black Friday como “o melhor dia de compras” disseminou-se nos anos 1990, quando os lojistas associaram a ação ao dia em que as contas iriam “voltar ao azul”. Simultaneamente, eles tentaram mudar o nome da data para Big Friday, mas não houve sucesso. Até o fim deste período, a tradição não era tão conhecida, mas, no começo dos anos 2000, ela finalmente consolidou-se e passou a ser incorporada até por outros países.

No México, por exemplo, o dia recebeu o nome de El Buen Fin, que traduzindo fica “Bom fim de semana”.  Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, no México, o evento dura o final de semana inteiro e é associado ao aniversário da revolução de 1910, que coincide, às vezes, com o mesmo dia do feriado de Thanksgiving nos Estados Unidos.

A primeira Black Friday brasileira foi realizada em 2010, e uma curiosidade dessa primeira vez é que ela foi totalmente online. Apesar do feriado de Ação de Graças não fazer parte do nosso calendário anual, aqui, a ação foi incorporada pelo calendário comercial e também passou a ser “comemorada” na última sexta-feira de novembro, assim como nos Estados Unidos. A data teve uma boa recepção pelos brasileiros e, desde então, tem representado um dos melhores dias para ação de vendas, aproveitado tanto pelos consumidores quanto pelos comerciantes.

 

blackfriday-01Na CCLi, a Black Friday vai até o fim de novembro

Neste ano, especificamente nesta semana, será realizada a 7ª edição da Black Friday. Todas as empresas já estão preparadas para lançar suas promoções no dia 25 de novembro, e a CCLi Consultoria Linguística também fará parte desse grupo.

Matriculando-se em um dos nossos cursos regulares de idiomas, ganhe dois cursos intensivos para reforçar o seu aprendizado. A nossa Black Friday é personalizada: não será apenas um dia de promoção, mas até o fim de novembro! Não perca a chance de iniciar seus estudos com este superbenefício.

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72