Particularidades da revisão de trabalhos acadêmicos

A revisão de textos é importantíssima em qualquer meio, principalmente no meio acadêmico. Os gêneros da esfera universitária carregam algumas particularidades, pois, além de terem linguagem, formatação e finalidade específicas, esses trabalhos são corrigidos, na maioria das vezes, por professores bem formados e com um alto grau de exigência.

É por isso que é de extrema importância fazer a revisão do trabalho acadêmico com muito critério – seja feita pelo próprio autor ou por uma empresa especialista, como a CCLi. Isso porque a tendência natural é que, no momento da produção do trabalho, o autor se concentre mais no conteúdo do que em questões gramaticais ou de coerência.

A dica é que a revisão seja feita ao concluir os capitulou ou mesmo após a conclusão do trabalho, já que o foco da produção do conteúdo passou. Então, fique atento a três particularidades comuns em toda revisão de trabalhos acadêmicos:

1. Atenção à norma culta!

Como nos trabalhos acadêmicos a linguagem utilizada deve ser a norma culta, que é um pouco distante da forma que falamos no dia a dia, é necessário redobrar a atenção ao revisar trabalhos acadêmicos. Expressões que possam parecer coloquiais, gírias, vícios de linguagens, entre outras coisas, não são bem vindos nesse tipo de texto. Por isso, na hora da revisão de trabalhos acadêmicos, o foco na norma culta deve ser dobrado!

2. Adequação às normas da ABNT (Academia Brasileira de Normas e Técnicas)

A ABNT é quem dispõe as normas para a formatação de trabalhos acadêmicos. Aspectos como: formatação das páginas, diagramação do texto, citações e organização de capítulos são parte das exigências que o documento faz para a publicação de trabalhos da esfera acadêmica.

3. Coerência e coesão

Quando lemos o que escrevemos, na maioria das vezes, nosso texto nos parece claro. Porém, é muito comum estarmos com os olhos “viciados”, ou seja, com os olhos treinados para aquela leitura, e não enxergarmos aspectos que precisam ser melhorados e até reescritos. Por isso, cabe ao revisor se atentar à coerência e coesão do texto, para que fique claro, objeto e alcance os resultados esperados – além de garantir que algo escrito em uma parte do texto não esteja se contradizendo em outra.

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72