Por que estudar Francês?

17 boas razões para optar pela língua francesa

 

1. Não basta aprender uma única língua
 
No mundo de hoje, falar apenas uma língua estrangeira não é suficiente. Um aluno que fale vários idiomas multiplica as suas possibilidades no mercado de trabalho no seu próprio país e no plano internacional. Aprender uma outra língua significa adquirir uma riqueza suplementar e descortinar novos horizontes, pessoais e profissionais. 
 
2. O francês é, juntamente com o inglês, a única língua falada nos 5 continentes
 
Mais de 200 milhões de pessoas falam francês nos 5 continentes. O francês é um grande idioma de comunicação internacional. É a segunda língua estrangeira a ser ensinada no mundo inteiro, após o inglês, e o nono idioma mais falado no mundo. A Francofonia engloba 68 Estados e governos. A França dispõe da maior rede de estabelecimentos culturais no exterior, onde são dispensados cursos de língua francesa a mais de 750 mil pessoas. 
 
3. Uma vantagem para a sua carreira profissional
 
Falar francês e inglês representa uma vantagem para encontrar um emprego junto às numerosas multinacionais francesas e francófones em setores de atividades variados (distribuição, automóvel, indústria de luxo, aeronáutica, etc.). A França, quinta potência comercial no mundo, atrai empresários, pesquisadores e os melhores estudantes estrangeiros. 
 
4. O descobrimento de um universo cultural incomparável
 
O francês é muitas vezes considerado como a língua da cultura. Todo curso de francês vem acompanhado de uma viagem cultural no mundo da moda, da gastronomia, das artes, da arquitetura e da ciência. Aprender a língua francesa significa também ter acesso, em versão original, aos textos dos grandes escritores franceses, como Victor Hugo e Marcel Proust, e de poetas ilustres como Charles Baudelaire e Jacques Prévert. Significa também poder entender em sua própria língua atores como Alain Delon e Juliette Binoche, além de ter o prazer de compreender e cantar as músicas de Edith Piaf e Charles Aznavour, por exemplo… 
 
5. Uma vantagem para estudar na França
 
Falar francês permite fazer estudos na França, em universidades de grande reputação, como a Sorbonne, a Universidade Pierre et Marie Curie, entre outras, ou em grandes escolas como a HEC (Escola de Altos Estudos Comerciais), a Polytechnique (Escola Politécnica) e a ESSEC (Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais), muitas vezes em condições financeiras extremamente vantajosas. Os alunos que conhecem a língua francesa também podem, mediante determinadas condições, receber bolsas de estudos do Governo francês, para fazerem cursos de pós-graduação na França em quaisquer disciplinas, obtendo um diploma reconhecido internacionalmente. 
 
6. Visitar Paris e a França
 
A França é o país mais visitado no mundo inteiro, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Para quem possui noções de francês é tão mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França (desde a belíssima Côte d’Azur até os cumes nevados dos Alpes, passando pelo litoral selvagem da Bretanha), mas também compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver «à la française». O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às Ilhas Seychelles, etc. 
 
7. O idioma das relações internacionais
 
O francês é ao mesmo tempo língua de trabalho e língua oficial na ONU, na UNESCO, na OTAN, na União Européia, no Comitê Internacional Olímpico e na Cruz Vermelha Internacional. O francês é a língua de várias instâncias jurídicas internacionais. O domínio da língua francesa é indispensável para qualquer pessoa que tencione fazer carreira em organizações internacionais.
 
8. Uma abertura para o mundo
 
Após o inglês e o alemão, o francês é a terceira língua na internet, vindo antes do espanhol. Compreender a língua francesa permite ter uma outra visão do mundo, através da comunicação com os falantes de língua francesa em todos os continentes e do acesso à informação através de grandes meios de comunicação internacionais em língua francesa, como os canais TV5 e France 24, e emissoras de rádio como Radio France Internationale. 
 
9. Uma língua para pensar e debater
 
O francês é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico. É a língua dos grandes filósofos (Descartes, Sartre, Derrida, etc.) e de cientistas de renome como Pierre e Marie Curie, Pasteur e Georges Charpak. Quem aprende o idioma francês aprende também a argumentar e a apresentar diferentes pontos de vista, o que é extremamente útil em discussões e negociações. 
 
10. A língua das «Luzes»
 
O francês é a língua dos ideais universalistas difundidos pelos filósofos do «Século das Luzes», que contribuíram para a propagação dos Direitos Humanos no mundo inteiro. 
 
11. O francês é uma língua agradável de aprender
 
Contrariamente ao que se pensa, o francês não é uma língua difícil. É uma língua que exige uma certa precisão, mas a sua riqueza permite expressar uma infinidade de matizes e uma pessoa consegue se comunicar em francês muito rapidamente, após algumas lições. Existem numerosos métodos de aprendizagem de francês «aprenda brincando», desde a escola primária. O francês também é apreciado pelos alunos porque é uma língua suave, melodiosa e romântica. 
 
12. Uma língua para aprender outras línguas
 
O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outros idiomas, notadamente as línguas latinas (o espanhol, o italiano, o português e o romeno), mas também o inglês, dado que o francês originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa. 
 
13. Um ensino de qualidade
 
Os professores de francês são conhecidos pelo seu dinamismo, criatividade e alto nível de exigência. Como o francês tem a reputação da excelência, os alunos são muitas vezes motivados e de bom nível. A França participa, por outro lado, ativamente da formação contínua de professores de francês no estrangeiro, a fim de que o ensino dispensado seja sempre de qualidade. 
 
14. Uma língua criativa
 
O francês é muitas vezes falado em palcos de teatro. Os professores montam espetáculos em francês e fazem com que participem os seus alunos em festivais de teatro francófone. Aprender a língua francesa ajuda a criança a se expressar e a adquirir confiança em si perante os outros. Os alunos também aprendem o idioma francês através da música, graças a um repertório inesgotável de cantores do passado e do presente. 
 
15. Múltiplas possibilidades de intercâmbios
 
Os alunos podem entrar em contato com francófones de sua idade. As possibilidades de intercâmbios são numerosas, tanto por correspondência como pela internet. As possibilidades de estadia na França são variadas e permitem viver experiências enriquecedoras. Milhares de convênios existem entre estabelecimentos franceses e escolas do mundo inteiro que permitem que sejam criados vínculos com a primeira rede educacional do mundo. 
 
16. O ensino do francês no estrangeiro é um dispositivo único no mundo inteiro
 
Em 130 países, 430 estabelecimentos escolares franceses acolhem mais de 235 mil alunos, 56% dos quais são estrangeiros, o que constitui a originalidade desta rede de escolas francesas no exterior. 
 
17. Promover a diversidade linguística
 
Falar francês contribui de maneira importante para a proteção da diversidade lingüística no mundo, evitando a generalização exclusiva de uma só língua em um mundo globalizado. 
 
FONTE: ALIANÇA FRANCESA  JOÃO PESSOA

Comente

capacitacao-colaboradores Mais notícias

14 novembro

Profissionais buscam aprimoramento no mercado de trabalho

CCLi cria uma Trilha de Carreira, que valoriza e motiva os colaboradores


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72