Professor nativo ou professor não nativo?

Para o diretor da CCLi de Rio Preto, a definição de um bom professor de idiomas não passa pelo critério de ele ser nativo da língua ou não

 

Eis uma dúvida muito comum entre alunos – e até entre professores – de língua estrangeira: há grandes diferenças no conteúdo ministrado por professores nativos e não nativos? Algum desses seria mais ou menos preparado para passar o conteúdo aos alunos?

Em muitas escolas de línguas, o fato de possuir um nativo em seu quadro de funcionários é colocado como um diferencial. Mas até que ponto esse é um critério realmente consistente? Segundo Daniel Rodrigues, diretor da CCLi em Rio Preto, a definição de um bom professor não passa pelo critério de ele ser nativo da língua ou não: “Só para ilustrar, todos os brasileiros são nativos e fluentes em língua portuguesa, mas nem todos são professores de língua portuguesa”.

Daniel define que um bom professor é aquele que tem conhecimento das línguas (do idioma natural do aluno e do idioma estudado) e se dedica à profissão, desenvolvendo habilidade e competências para atingir os objetivos do aluno. E isso não passa pela questão de ser ou não ser nativo. Já o linguista David Graddol, ex-professor da UK Open University e atual diretor da The English Company vai além e afirma, em entrevista ao G1, que “os melhores professores de inglês  não são britânicos nem americanos” (a entrevista de Graddol foi republicada no site da CCLi: http://www.cclinet.com.br/noticias-detalhe.php?cod=122). Para Graddol, o melhor professor é aquele que fala o mesmo idioma do aluno, pois consegue compreender melhor os significados do idioma do estudante. É claro que deve, também, ter bastante conhecimento no idioma estrangeiro que será estudado.

E você, o que pensa disso? Acha que existe alguma diferença? Compartilhe suas ideias conosco!

Comente

aprender espanhol Mais notícias

11 agosto

5 motivos para um universitário aprender espanhol

Com o desenvolvimento da América do Sul, o espanhol tornou-se uma língua tão…


Notice: Undefined variable: cacheBlock in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72

Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72