Blog CCLi

Projeto Circulando o Saber: incentivo à leitura e ao conhecimento!

A leitura, independente do gênero, sempre proporciona ao leitor algum tipo de conhecimento e muitos benefícios, dos quais já falamos neste texto. Por isso, incentivar essa prática é muito importante. No Brasil, ler ainda não é um hábito – cada brasileiro lê em torno de 3 a 4 livros por ano – e são diversos fatores que podem justificar esse cenário, vejamos alguns:

  • Altos índices de analfabetismo: de acordo com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Brasil ocupa o 8º lugar na taxa mundial de analfabetismo, são aproximadamente 13 milhões de analfabetos. Um número bastante expressivo, o qual demonstra que, apesar das medidas para melhorar esses índices, ainda há muito o que se fazer.
  • Preço dos livros no mercado brasileiro: nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, paga-se muito mais barato em livros do que no Brasil, apesar de aqui eles serem isentos de impostos. Isso, resumidamente, se deve ao fato da baixa procura nesse mercado, como a média de leitura é baixa, as livrarias compram/fabricam estoques pequenos, por consequência, os preços sobem.
  • Falta de incentivo: o primeiro estímulo para despertar o interesse pela leitura deve partir do ambiente familiar. Porém, pais que não leem, não estimularão seus filhos a fazê-lo. Assim, fica para a escola o papel de desenvolver o gosto pela leitura em seus alunos, uma tarefa difícil já que a maioria deles já chegam com a ideia de que “ler é chato” e a escola, dificilmente, consegue descontruir esse pensamento.

Poderíamos continuar listando outros motivos, mas a nossa intenção não é essa! Já sabemos alguns porquês do baixo índice de leitura no Brasil, então, depois de tomar conhecimento desses dados, a pergunta correta é: o que podemos fazer para despertar mais interesse pela leitura? Doar livros! Mas, onde? Aqui na CCLi! Quando? Até o dia 07 de maio!

Explicando melhor: nós somos um dos pontos de coleta do projeto “Circulando o Saber”, o qual realizará um evento em que serão distribuídos mais de 5 mil livros no dia 13 de maio, na Praça Rui Barbosa (São José do Rio Preto). Além disso, o projeto promoverá um evento com uma programação cultural que contará com: teatro infantil, show musical, oficina de artes e contação de histórias.

O Projeto “Circulando o Saber” é uma medida que pode ajudar a mudar essa realidade. Com a doação de livros, é possível tornar o acesso ao conhecimento mais democrático, pois eles alcançarão pessoas que não teriam condições de adquiri-los ou mesmo irá incentivar a leitura para quem não tem esse hábito.

Se você possui livros que estão parados há algum tempo em sua estante, participe da ação e doe-os! Com certeza, você estará contribuindo para um mundo melhor ao compartilhar conhecimento e espalhar atitudes colaborativas.

projeto circulando o saber

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!