Quanto tempo leva para aprender inglês?

Para atingir a fluência desejada é preciso muita dedicação e escolher o método de ensino que melhor se encaixa ao seu perfil

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando estão em busca de um curso de idiomas, principalmente se o tempo é curto para adquirir a fluência desejada. Independentemente da idade, o mais importante é ter disposição e foco para acrescentar algo de tão novo em seu dia a dia.

De acordo com o professor Michael Jacobs, autor do livro “Como não aprender inglês” (Ed. Campus), são necessárias 1.200 horas para que toda pessoa preparada aprenda o idioma com certa naturalidade. Se fizer a conta de duas horas de estudo por dia, indiferente da carga horária das escolas, chegará a 600 dias – sendo, ao total, menos de dois anos para conquistar a habilidade com o idioma.

Em todo caso, existem exceções à essa regra. Por isso, separamos algumas dicas importantes que podem aumentar suas chances de ter sucesso ao se comunicar em uma segunda língua. Confira:

1. Planeje-se: antes de tudo, pesquise sobre o método de ensino que mais se encaixa ao seu perfil de aprendizado e à sua disponibilidade. Além disso, alie o estudo aos seus interesses – seja para uma viagem internacional breve ou planos para intercâmbio, seja para conquistar uma melhor posição no mercado de trabalho.

2. Estude a favor do tempo: a melhor forma é definir metas e entender a sua rotina. Quanto tempo você tem disponível no seu dia a dia? E aos finais de semana? Outra dica legal é programar os estudos com o apoio de um amigo, pois apenas frequentar as aulas não é o suficiente para adquirir a fluência.

3. Supere os obstáculos: se for possível, acompanhe uma aula presencial, converse com outros alunos e consultores de línguas e tire todas as dúvidas. Afinal, é você quem precisa aprender o novo idioma.

4. Desistir não é a melhor saída: tudo no começo é desafiante, mas mantenha o entusiasmo e não desista. Todo tipo de atividade que envolva os estudos (analise, pois são a maioria) carece de aprimoramento, ainda mais quando se trata de um curso direcionado para a carreira profissional. Reconheça qual é o seu ritmo – sem dar um passo maior que a perna – e identifique como pode caminhar para que o planejamento saia dentro do esperado.

5. Pratique sempre: invista na leitura de livros, jornais e revistas no idioma estudado. Participe também de grupos de estudos, bate-papos e cafés filosóficos. Há ainda salas de estudos on-line! Não importa onde, mas como demonstrará tudo que aprendeu com tanta dedicação.

A CCLi possui um método de ensino diferenciado, inovador e com soluções flexíveis para cada perfil de aluno. Navegue pelo portal da CCLi Consultoria Linguística e fique por dentro das novidades e tendências.

Comente


Fatal error: Call to a member function end() on null in /home/cclinet/www/wp-content/themes/ccli/single.php on line 72