Blog CCLi

Você sabe o que é um exame de proficiência?

Você pretende fazer mestrado ou doutorado fora do Brasil? Ocupar altos cargos em empresas multinacionais? Se você respondeu sim a alguma dessas questões, saiba que o primeiro passo para realizar esses projetos é ser fluente em outro idioma. No entanto, não basta apenas colocar no currículo a tradicional expressão “fluente”, é preciso comprovar o real nível de domínio do idioma por meio de um exame de proficiência. Para isso, existem certificados específicos, que avaliam as capacidades de leitura, escrita, compreensão e expressão oral.

São diversas opções de exames de proficiência, cada uma com um objetivo e benefícios diferentes. Vale ressaltar que não há uma pontuação de aprovação ou reprovação para esses exames. Cada instituição de ensino superior ou empresa define seus próprios requisitos de pontuação para aprovação de um candidato.

Se você notou que precisa adequar seu currículo e fazer algum desses exames de proficiência, veja abaixo um breve resumo sobre cada um.

 

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O que é: exame de proficiência em língua inglesa mais amplamente respeitado no mundo, reconhecido por mais de 10 mil instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

Avaliação: As quatro provas são feitas online e levam cerca de 5 horas para serem concluídas. Avaliam quatro competências: leitura, escrita, fala e compreensão auditiva. Enquanto os exercícios que envolvem fala são gravados, as demais etapas envolvem testes dissertativos.

Indicado: estudantes que planejam estudar em uma instituição de Higher Education; admissões e conclusões de programas de aprendizado da língua inglesa; candidatos a bolsa de estudo e certificação; estudantes da língua inglesa que desejam monitorar o próprio progresso; estudantes e trabalhadores solicitando vistos.

Pontuação: baseada no desempenho das 4 sessões do teste. Cada uma das quatro habilidades (reading, listening, speaking, writing) recebe uma pontuação de 0 a 30, divididas entre “alto”, “baixo” e “intermediário. A pontuação total é 120.

O teste TOEFL possui uma versão para estudantes a partir dos 11 anos de idade, o TOEFL Junior

Validade: 2 anos.

 

TOEIC (Test of English for International Communication)

O que é: exame de proficiência que simula situações reais que são relevantes em um espaço de trabalho global. Os relatórios de pontuação fornecem um resumo apurado sobre as principais características do candidato, mostrando seus pontos fortes e fracos.

Avaliação: O teste TOEIC é uma prova em papel, com 200 questões de múltipla escolha, que dura em média 3 horas. O teste avalia as habilidades de compreensão auditiva, vocabulário, gramática e compreensão de textos. Ouvir e entender inglês é importante para comunicação face-a-face, reuniões, podcasts, telefonemas e videoconferências. Já ler e entender inglês é necessário para e-mails, relatórios, newsletters, contratos e outras formas de correspondência utilizadas no ambiente de negócios.

Indicado: candidatos a vagas de empresas multinacionais e universitários que desejam vaga em universidade estrangeira.

Pontuação: em ambas as partes, a nota vai de 5 a 495 pontos.

Validade: 2 anos

 

TEAP (Test of English for Academic Purposes)

O que é: exame de proficiência em inglês mais utilizado no contexto da pós-graduação brasileira por se tratar de um exame de alcance nacional e internacional que contempla a habilidade mais utilizada em um curso de pós-graduação: a leitura e a compreensão de textos acadêmicos em inglês.

Avaliação: exame composto de dois textos em inglês e um total de 30 questões objetivas, sendo 15 questões para cada texto. Os textos são de acordo com a área do candidato: biológicas/ saúde, exatas/tecnológicas, humanas/ sociais, agrárias. O exame leva em torno de 2h30.

Indicado: candidatos e alunos de pós-graduação, acadêmicos e profissionais em geral.

Pontuação:  0 a 100 pontos

Validade: 2 anos

 

DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

O que é: é o certificado oficial que avalia a competência e o domínio do idioma espanhol. Realizado pelo Instituto Cervantes em parceria com a Universidad de Salamanca, é um título utilizado para o ingresso a instituições de ensino de países com língua hispânica ou para a solicitação da nacionalidade espanhola.

Avaliação: exame composto de atividades que avaliam a compreensão de leitura, expressão e interação escrita, compreensão auditiva e expressão e interação oral. Seguindo os níveis do Quadro Comum Europeu, o tempo de exame, assim como a quantidade e a complexidade das questões, variam de acordo com o nível de competência linguística avaliado.

Indicado: candidatos e alunos que desejam estudar ou trabalhar em países com língua espanhola.

Pontuação: 0 a 100 pontos

Validade: indefinida

 

DELF (Diplôme d’études en Langue Française)

O que é: é o certificado oficial do Ministério da Educação Nacional francês, que avalia a competência e o domínio do idioma por candidatos estrangeiros. O título é reconhecido internacionalmente por instituições de ensino e empresas.

Avaliação: exame composto de atividades que avaliam a compreensão oral e escrita e a produção oral e escrita. Dividido em quatro níveis, segundo o Quadro Comum Europeu: A1, A2, B1, B2.

Indicado: candidatos que desejam estudar, trabalhar ou viver em um país francófono.

Pontuação: 0 a 100 pontos

Validade: indefinida

 

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

O que é: o certificado emitido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia, conveniada ao Ministérios das Relações Exteriores da Itália, reconhece a fluência no idioma italiano.

Avaliação: exame composto de atividades que avaliam a compreensão oral e escrita e a produção oral e escrita. Contempla os seis níveis de acordo com o Quadro Comum Europeu.

Indicado: candidatos que desejam estudar, trabalhar ou viver em um país de língua italiana.

Pontuação: 0 a 100 pontos

Validade: indefinida

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!