Pós-graduação

Metodologia para atuação na educação infantil

Pós-graduação lato sensu

Carga horária: 360h

Principais temas:

  • Currículo e modalidades organizativas da escola de educação infantil;
  • Alfabetização, letramento e oralidade;
  • Psicomotricidade, jogos e brincadeiras;
  • Expressões artísticas na educação infantil: musicalização, artes plásticas e literatura;
  • Inclusão na educação infantil

Início das aulas: 24 de agosto

Duração: 18 meses

Local das aulas: Olímpia – SP

Descrição do curso:

Sabe-se que, a partir do surgimento do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasília, 1998), a infância finalmente ganha o destaque que merece dentro da educação brasileira, a partir do momento em que passa a ser reconhecida como uma fase com suas particularidades e necessidades específicas. É o próprio Referencial que afirma que “as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo do seu jeito muito próprio”.

Buscando respeitar e privilegiar esse olhar específico da criança sobre o mundo, a escola atual deve estar apta a acolher esse público e oferecer a ele atendimento especializado, abordando todas as áreas que são de suma importância para o pleno desenvolvimento da criança, como o brincar, o cuidar e o educar, e entendendo que esses três pilares se organizam de forma integrada, dinâmica e não dissociada.

Nesse contexto, o professor deve estar atento a cada oportunidade de auxiliar a criança a desenvolver o seu melhor, por meio de brincadeiras que oportunizem os mais diferentes movimentos, levando à criatividade, à sociabilidade e à autonomia, além de focar a coordenação motora e o equilíbrio. Além disso, é importante ampliar o repertório das linguagens e formas de expressão por meio da exploração das diferentes linguagens artísticas. Não se devem esquecer os cuidados com higiene, alimentação e outras formas de promoção da saúde física e mental da criança.

Por tudo isso, é fundamental o papel do professor como o grande incentivador de todas essas potencialidades da criança, tendo em vista que é este o profissional que irá, antes de quaisquer outros, criar oportunidades de desenvolvimento pleno do pequeno ser.

Os principais objetivos do curso são possibilitar ao profissional da Educação Infantil aprofundar e aprimorar os conhecimentos teóricos para subsidiar na ação reflexiva e comprometida com a práxis do trabalho educacional com crianças; auxiliar o educador a desenvolver um olhar integral sobre a criança, a partir de aspectos biológicos, psicológicos, sociais e cognitivos e habilitar o profissional não apenas para lecionar de forma cada vez mais crítica, consciente e comprometida, como também para realizar pesquisas nessa área do saber, a fim de tornar a pesquisa uma característica docente.