Programa Coaching

Mas, afinal, o que é coaching?

“Coaching” é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um especialista ajuda o seu cliente a evoluir em alguma área da vida. O conceito desse processo surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular que preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo, passou a ser usado também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores.

Algumas pessoas dizem que coaching é uma ciência, mas na realidade é um mix de recursos e técnicas que funcionam nas ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e como ferramentas em administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.

Podemos afirmar, então, que coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados. É uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança e de quebrar barreiras de limitação.

O profissional de coaching é especializado no processo de desenvolvimento humano e assessora o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada.